Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
‘INNOVATION DAY’ UNIFIPA CATANDUVA REÚNE GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO
Alan Gazola
quinta, 22 de abril, 2021

Integrante do Planejamento Estratégico da instituição, evento teve como foco a motivação dos coordenadores dos cursos de graduação. 

Transformar o estudante de mero expectador do aprendizado para construtor do conhecimento e entender como ele pode aprender melhor e aplicar esses conhecimentos é ótima forma de inovar na educação. Com esse pensamento, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou a primeira edição do Innovation Day, com a participação de grandes empreendedores da Educação no Brasil, para tratar sobre os desafios e as oportunidades de transformar o aprendizado num ambiente em que o aluno seja o protagonista da própria evolução. O evento aconteceu no último dia 19 de abril, online, voltado para os coordenadores dos cursos de graduação, além de colaboradores ligados à área acadêmica. 

O Innovation Day teve início às 19h, com apresentação do consultor e escritor Marcos Scaldelai, e participação dos convidados Chaim Zaher, CEO do Grupo SEB/Sistema Educacional Brasileiro e principal acionista da Estácio; Antonio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional e presidente da Must University; Prof. Dr. César Akira Yokomizo, da FIA/Fundação Instituto de Administração, e de Ricardo Welikson, sócio da EXEC, uma das principais empresas de hunters do país. O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, agradeceu a presença de exponenciais nomes e disse “estar aberto para conhecer e aprender com essa oportunidade ímpar em trazer ótimas possibilidades de renovação”. 

Iniciando o ciclo de debates, com o tema “Os desafios da Educação”, Chaim Zaher defendeu escolas e instituições que aplicam as Metodologias Ativas, ou seja, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a ser facilitador, um tipo de guia. “O professor precisa querer mudar para receber o aluno contemporâneo; ele quer participar”, disse. Na visão de Carbonari, o profissional da educação precisa se destacar naquilo que faz e ser o mentor, aquele que cuida. “Ele tem que ter ‘ibope’ perante os demais para conseguir chamar a atenção e umas das maneiras é a habilidade em fazer uso das novas tecnologias e a atitude de provocar o aluno a fazer sozinho aquilo que ele julga não conseguir”. 

Com o tema ‘Atitudes Empreendedoras’, o Prof. Dr. César Akira explicou que toda mudança, ainda mais nesses tempos, gera sacrifícios. O professor tem que acompanhar as mudanças, gerar propostas para detectar o protagonismo do aluno. Brincando com o trocadilho, ele explica que “o profissional tem que tomar o CHA da mudança, que é Conhecimento, Habilidade e Atitude para poder estimular o aluno a fazer e não replicar coisas; ele tem de ser o protagonista”. 

Fechando o ciclo, falando sobre as “Profissões do futuro”, o empreendedor Ricardo Welikson apontou que um bom educador ou gestor precisa estar atento às últimas novidades na área da educação, aos novos estudos científicos sobre o assunto e assim por diante. “É parte do professor fazer que o aluno se destaque na profissão que escolheu. Para isso, deve propor e investir em novas tecnologias para a grade curricular. Não existe uma receita para o profissional do futuro; existe competência”. 

Participante do evento, a coordenadora de marketing da Fundação Padre Albino, Maria Cândida Vitral, aponta que a criação de soluções inusitadas e revolucionárias na estratégia de comunicação, o chamado ‘design thinking’, poderá trazer benefícios tanto para a instituição quanto para o aluno dentro da sala de aula; assim, o aluno pode desenvolver habilidades, como proatividade, essencial para todos os campos da vida, principalmente para o mercado de trabalho. 

Encerrando a noite histórica para a UNIFIPA, a diretora de Educação e vice-reitora, Cristiane Procópio de Oliveira, dirigindo-se aos coordenadores e docentes, disse que “o momento é de quebrar paradigmas e ir além do seu tempo, pois o ideal não é pensar apenas fora da caixa, mas jogar a caixa fora”. 

Innovation Day faz parte de um ciclo de quatro encontros de imersão total de aprendizagem e aplicação do Plano Estratégico de aprendizagem e inovação. Agora, nos próximos encontros, mediados pelo consultor Marcos Scaldelai, os próprios coordenadores e todos os envolvidos terão a oportunidade de apresentarem propostas para inovar na educação e conquistar resultados melhores para os seus alunos e, consequentemente, para a UNIFIPA.