‘INNOVATION DAY’ UNIFIPA CATANDUVA REÚNE GRANDES NOMES DA EDUCAÇÃO Alan Gazola quinta, 22 de abril, 2021 Integrante do Planejamento Estratégico da instituição, evento teve como foco a motivação dos coordenadores dos cursos de graduação. Transformar o estudante de mero expectador do aprendizado para construtor do conhecimento e entender como ele pode aprender melhor e aplicar esses conhecimentos é ótima forma de inovar na educação. Com esse pensamento, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou a primeira edição do Innovation Day, com a participação de grandes empreendedores da Educação no Brasil, para tratar sobre os desafios e as oportunidades de transformar o aprendizado num ambiente em que o aluno seja o protagonista da própria evolução. O evento aconteceu no último dia 19 de abril, online, voltado para os coordenadores dos cursos de graduação, além de colaboradores ligados à área acadêmica. O Innovation Day teve início às 19h, com apresentação do consultor e escritor Marcos Scaldelai, e participação dos convidados Chaim Zaher, CEO do Grupo SEB/Sistema Educacional Brasileiro e principal acionista da Estácio; Antonio Carbonari Netto, fundador da Anhanguera Educacional e presidente da Must University; Prof. Dr. César Akira Yokomizo, da FIA/Fundação Instituto de Administração, e de Ricardo Welikson, sócio da EXEC, uma das principais empresas de hunters do país. O reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, agradeceu a presença de exponenciais nomes e disse “estar aberto para conhecer e aprender com essa oportunidade ímpar em trazer ótimas possibilidades de renovação”. Iniciando o ciclo de debates, com o tema “Os desafios da Educação”, Chaim Zaher defendeu escolas e instituições que aplicam as Metodologias Ativas, ou seja, o professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e passa a ser facilitador, um tipo de guia. “O professor precisa querer mudar para receber o aluno contemporâneo; ele quer participar”, disse. Na visão de Carbonari, o profissional da educação precisa se destacar naquilo que faz e ser o mentor, aquele que cuida. “Ele tem que ter ‘ibope’ perante os demais para conseguir chamar a atenção e umas das maneiras é a habilidade em fazer uso das novas tecnologias e a atitude de provocar o aluno a fazer sozinho aquilo que ele julga não conseguir”. Com o tema ‘Atitudes Empreendedoras’, o Prof. Dr. César Akira explicou que toda mudança, ainda mais nesses tempos, gera sacrifícios. O professor tem que acompanhar as mudanças, gerar propostas para detectar o protagonismo do aluno. Brincando com o trocadilho, ele explica que “o profissional tem que tomar o CHA da mudança, que é Conhecimento, Habilidade e Atitude para poder estimular o aluno a fazer e não replicar coisas; ele tem de ser o protagonista”. Fechando o ciclo, falando sobre as “Profissões do futuro”, o empreendedor Ricardo Welikson apontou que um bom educador ou gestor precisa estar atento às últimas novidades na área da educação, aos novos estudos científicos sobre o assunto e assim por diante. “É parte do professor fazer que o aluno se destaque na profissão que escolheu. Para isso, deve propor e investir em novas tecnologias para a grade curricular. Não existe uma receita para o profissional do futuro; existe competência”. Participante do evento, a coordenadora de marketing da Fundação Padre Albino, Maria Cândida Vitral, aponta que a criação de soluções inusitadas e revolucionárias na estratégia de comunicação, o chamado ‘design thinking’, poderá trazer benefícios tanto para a instituição quanto para o aluno dentro da sala de aula; assim, o aluno pode desenvolver habilidades, como proatividade, essencial para todos os campos da vida, principalmente para o mercado de trabalho. Encerrando a noite histórica para a UNIFIPA, a diretora de Educação e vice-reitora, Cristiane Procópio de Oliveira, dirigindo-se aos coordenadores e docentes, disse que “o momento é de quebrar paradigmas e ir além do seu tempo, pois o ideal não é pensar apenas fora da caixa, mas jogar a caixa fora”. O Innovation Day faz parte de um ciclo de quatro encontros de imersão total de aprendizagem e aplicação do Plano Estratégico de aprendizagem e inovação. Agora, nos próximos encontros, mediados pelo consultor Marcos Scaldelai, os próprios coordenadores e todos os envolvidos terão a oportunidade de apresentarem propostas para inovar na educação e conquistar resultados melhores para os seus alunos e, consequentemente, para a UNIFIPA.