Após a saída dos primeiros egressos (1976), foi imperativo o início dos programas de Especialização, inicialmente no formato de Estágios, programa denominado PROTREME (Programa de Treinamento Médico) incluindo as quatro disciplinas básicas de grandes áreas (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, além de Ortopedia e Cirurgia Plástica).
Naquela época, não éramos contemplados com bolsas/auxílio e ao estagiário residente era fornecida somente alimentação e moradia. Todos os programas eram credenciados pelas respectivas Sociedades após vistoria e autorização.
Esse formato permaneceu até 1988, quando as disciplinas, apresentavam os requisitos mínimos para autorizar o credenciamento da especialização pela CNRM-MEC e receber o título de Residência Médica.
A Residência Médica da Faculdade de Medicina de Catanduva está credenciada desde o ano de 1990.
Esclarecemos que a então Faculdade de Medicina de Catanduva Curso Superior isolado, em 2007 se transformou no Curso de Medicina das Faculdades Integradas Padre Albino – FIPA, e em 06 de dezembro de 2017 a FIPA foi credenciada e passou a ser o Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA através da portaria no 1.519, de 05 de dezembro de 2017, com a homologação do Parecer no 482/2017 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, divulgada no Diário Oficial da União.
O concurso de Residência Médica da FAMECA, desde 2003 é realizado parcialmente com o Concurso Público do SUS –SES/SP Sistema Único de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, este administrado pela instituição/fundação escolhida pelo SUS para aplicar as provas, atualmente as especialidades de Cirurgia Plástica , Cirurgia do trauma , Medicina Intensiva , Medicina Intensiva Pediátrica , Medicina da Família e Comunidade , Neonatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem são realizados pela própria Instituição – Unifipa/Fameca.
A CIDADE E A INSTITUIÇÃO
Segundo dados do observatório da saúde de Catanduva https://observasaudecatanduva.sp.gov.br (Dez/2022), no município de Catanduva existem 05 Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF; 21 equipes de Saúde da Família, que corresponde a 75% de cobertura populacional; 18 unidades de ESF - Estratégia de Saúde da Família; 03 Hospitais Gerais e 01 Hospital de Especialidades, Assistência Farmacêutica, Serviço de Residência Terapêutica (SRT) e os serviços especializados Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Centro de Especialidade Médicas (CEM) Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e 02 Centro de Reabilitação Integrada (CRI). Para a rede SUS estão disponibilizados 435 leitos hospitalares. O município conta também com Hospital de internação Psiquiátrica; Ambulatórios de Especialidades Médicas do Hospital Emílio Carlos da Fundação Padre Albino; Central de Ambulâncias e UUE – Unidade de Urgência e Emergência localizado no Hospital Padre Albino, além da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.
Nossa instituição de ensino, além da infraestrutura básica composta de salas de aula, laboratórios de ensino e habilidades, biblioteca, contam com dois hospitais-escola, próprios ambos da Fundação Padre Albino mantenedora da instituição de ensino Centro Universitário Padre Albino; com um total de 341 leitos, a saber: o Hospital Escola Padre Albino, com 198 leitos (70 a 80% SUS) e o Hospital Escola Emílio Carlos, com 143 leitos (95% SUS), que atendem o município de Catanduva, e mais 18 municípios da microrregião. A Instituição de Ensino Superior (IES) mantém convênio regulamentado com a Prefeitura Municipal de Catanduva, SP, para prover estágio nos três níveis sendo o primário, secundário e terciário de atenção á saúde para alunos e residentes. Atende todas as recomendações da CNRM. O Centro Universitário Padre Albino - UNIFIPA é mantido pela Fundação Padre Albino, entidade jurídica sem fins lucrativos, fundada em 27 de março de 1968.