Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Centro de Pesquisas Experimentais - CEPEC
CENTRO DE PESQUISAS EXPERIMENTAIS E CLÍNICAS (CEPEC)

No Cepec são desenvolvidas diversas investigações científicas, que incluem projetos de trabalho de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como multicêntricos, com importantes parcerias nacionais e internacionais, entre elas: a empresa R-Crio Criogenia S.A, de Campinas-SP; a empresa Biohealing Tecnologias e Biomaterias Ltda., de Fortaleza-CE; Programa de Pós-Graduação em Biociências do Ibilce/Unesp, de São José do Rio Preto-SP; Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional e Programa de Pós-graduação do Departamento de Ginecologia da Unifesp/EPM, de São Paulo-SP; Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Famerp, de São José do Rio Preto-SP; Universidade Federal do Ceará, de Fortaleza-CE; Universidade de Aveiro, de Portugal; Universidade de Walailak, da Tailândia; Universidade Paris-Descartes, da França; e Universidade de Porto Rico.

As pesquisas do Cepec envolvem plantas medicinais, compostos bioativos e biomaterias em estudos pré-clínicos, por meio de modelos com animais de experimentação e cultura de células.

Estrutura Física

Laboratórios Multidisciplinares I e II; Laboratório de Cultura de Células; Laboratório de Cirurgia Experimental; Laboratório de Fisiologia Experimental e Biotério. Também envolve o Laboratório de Histopatologia e o Laboratório de Microbiologia.

Equipe de pesquisa multidisciplinar

Docentes dos cursos da área da saúde, técnicos especializados e pós-graduandos.

Professores visitantes, estagiários, alunos de intercâmbio, de iniciação científica e pré-iniciação científica também são recebidos no Cepec para acompanhamento das pesquisas.

Os resultados obtidos dos projetos desenvolvidos no Cepec têm sido apresentados em diversos eventos científicos nacionais e internacionais, com premiações. Além de proporcionar publicações de artigos em revistas de alto impacto científico, bem como livros e capítulos de livros.

Projetos
Multicêntricos em andamento

. Bioimpressão 3D de matrizes à base de humor vítreo extraído de peixe associadas a células tronco mesenquimais ou vesículas extracelulares para a engenharia de tecidos oculares e da pele. Chamada MS-SCTIE-DECIT-DGITIS-CGCIS/CNPq nº 26/2020 – Plataformas Inovadoras em Terapias Avançadas. Parceria Universidade Federal do Ceará. Com 2 bolsas DTI-B e 1 bolsa de IC.
. Curativo de pele tecnologicamente avançado à base de biocelulose e nanopartículas de grafeno modificado. - Chamada Pública Empreendimentos e Soluções de Base Tecnológica na Área de Grafeno FASE II. CNPq - 440309/2021-2.
. Estudos Pré-clínicos e Clínicos dos Curativos Tecnologicamente Avançados: TECDERM e GRAFDERM. Chamada CNPq/SEMPI/MCTI n 021/2021 - Programa RHAE - Linha 1 - Empresas Inovadoras - :RHAE 202 - CNPq 424096/2021-8. Parceria Universidade Federal do Ceará.

Colaboração com Empresas em andamento

. Estudo de oesteointegração com protótipo de grafeno em modelo de colocefalectomia em coelhos. Parceria R-Crio.
. Estudo para verificação de homing celular e imunomodulação em modelo de Síndrome do Desconforto Respiratório (SDRA) em coelhos. Parceria com a Empresia R-Crio Criogenia, Campinas, SP.

Pós-graduação

Mestrado (Lucas Sylvestre): Estudo da administração de soluções extrativas de folhas de Garcinia brasiliensis nos tumores de Erlich ascítico e sólido. Associado ao PPG em Biologia Estrutural e Funcional da Unifesp/EPM (Profa. Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Eduardo Cavallini): Isolamento e Caraterização de Vesículas extracelulares de células tronco derivadas da polpa dentária humana. Associado ao PPG em Biologia Estrutural e Funcional da Unifesp/EPM (Profa. Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Mestrado (Tamires Maura Merlim): Avaliação da adaptação de Dispositivo Intrauterino de Cobre (DIU) inserido em mulheres em Unidade Básica de Saúde em Catanduva-SP. Associado ao Departamento de Ginecologia da Unifesp/EPM. (Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, orientadora).

Mestrado (Vanessa Maria Brogio Schiesari): Sífilis gestacional no município de Catanduva-SP, 2017 a 2021: aspectos sóciodemográficos e assistência pré-natal na atenção primária. Associado ao Departamento de Ginecologia da Unifesp/EPM. (Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, orientadora).

Doutorado (Monielle Santana Leal): Análises das propriedades cicatrizantes da Anexina A1 Ac2-26 em modelo experimental de lesão cutânea após indução do Diabetes tipo I. Associado ao PPG em Biologia Estrutural e Funcional da Unifesp/EPM (Profa. Dra. Ana Paula Girol, coorientadora).

Doutorado (Isabela Gomes): avaliação dos efeitos antineoplásicos do extrato puro e frações de Psidium guajava em linhagens celulares humanas de glioblastoma. Associado ao PPG em Biociências do Ibilce/Unesp (Profa. Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Mariana Balie): Avaliação in vitro da capacidade antitumoral do extrato puro e frações de Garcínia brasiliensis no glioblastoma humano. Associado ao PPG em Biociências do Ibilce/Unesp (Prof.ª Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Luís Lazaro Ayusso): Efeito da Camellia sinensis (chá-verde) em modelo experimental de injúria renal aguda induzida pela gentamicina. Associado ao PPG em Ciências da Saúde da Famerp (Profa. Dra. Ana Paula Girol, colaboradora).

Pós-doutorado (Alfeu Cornélio Accorsi Neto): Compreendendo as bases moleculares das propriedades anti-inflamatórias de Garcínia brasiliensis na endometriose. Associado ao Departamento de Ginecologia da Unifesp/EPA (Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vidotti, supervisora).

Pós-graduação finalizados

Mestrado (Ariane Harumi Yoshikawa): Perfis fitoquímicos, microbiológicos e citotóxicos do extrato alcoólico de folhas de manga (Mangifera indica) como alternativa terapêutica em processos inflamatórios. Associado ao PPG em Ciências da Saúde da Famerp, de São José do Rio Preto-SP (Profa. Dra. Ana Paula Girol, colaboradora).

Mestrado (Rodrigo Berguio Vidotti): Efeito da associação de biomateriais e vesículas extracelulares na reparação tecidual em modelo de dermatite atópica em ratos. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Mestrado (Tissiane Eid Barbosa Ashino): Ação da piplartina em modelo de exposição pulmonar ao carcinógeno Benzopireno. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Mestrado (Helena Ribeiro de Souza): Heterogeneidade dos mastócitos e ação da proteína Anexina A1 em modelo de lesão térmica de segundo grau. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Mestrado (Sara de Souza Costa): Análise da heterogeneidade dos mastócitos e expressão da proteína Anexina A1 e receptor fpr em variáveis clinico-patológicas de lesões uterinas. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Mestrado (Lucas Possebon): Avaliação da proteína anti-inflamatória Anexina A1 em modelo de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida por exposição à fumaça do cigarro. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Helena Ribeiro Souza): Avaliação das propriedades cicatrizantes do extrato de Garcinia brasiliensis e modulação da proteína Anexina A1 em modelo de lesão cutânea. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Sara de Souza Costa): Proteína anti-inflamatória Anexina A1 como alternativa terapêutica na uveíte autoimune experimental. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Lucas Possebon): Efeitos da administração da proteína Anexina A1 e do extrato da Garcinia brasiliensis em modelo de doença pulmonar obstrutiva crônica induzida por exposição à fumaça de cigarro. Associado ao PPG Biociências, Ibilce/UNESP. Parceria empresa R-Crio. (Profa Dra. Ana Paula Girol, orientadora).

Doutorado (Daniel Henrique Gonçalves): Relação da expressão gênica de citocinas de inflamação crônica e de evasão imunológica com Ki67 em mulheres com câncer de mama. Associado ao Departamento de Ginecologia da Unifesp/EPM (Profa. Dra. Giovana Gonçalves Vitotti, orientadora).

Resultados 2020-2022

Mais de 30 trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, 15 artigos publicados sendo 11 em revistas internacionais, 2 capítulos de livros internacionais, 1 capítulo de livro nacional, mais de 50 trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais e obtenção de 14 premiações.