Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
UNIFIPA integra pesquisa sobre doença neurológica em bebês prematuros
Alan Gazola
quarta, 28 de abril, 2021

 

Grupo de pesquisadores de diferentes instituições, entre elas a UNIFIPA Catanduva, investigará alternativas terapêuticas baseadas no uso de células-tronco e ozonioterapia para tratar os danos decorrentes da leucomalácia periventricular, que atinge os bebês prematuros. A princípio, os ensaios serão tratados em modelos pré-clínicos, com animais de experimentação.

Entre os participantes dessa equipe estão o Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, presidente da empresa R-Crio, de Campinas, idealizador da pesquisa; Dr. Robson Campos Gutierrez, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP; Ana Paula Anzolin (SOBOM/Sociedade Brasileira de Ozonioterapia Médica), Bruna Ferrary; Dra. Nise Yamaguchi, do Hospital Israelita Albert Einstein. Pela UNIFIPA estão envolvidos os docentes Dr. Alexandre Haddad de Souza, Dr. Rodrigo Berguio Vidotti e doutoranda Helena Ribeiro Souza, sob a coordenação das Profas. Dras. Giovana Gonçalves Vidotti e Ana Paula Girol.

“A leucomalácia periventricular é uma lesão cerebral que ocorre no bebê prematuro, ocasionando sequelas ao seu neurodesenvolvimento, como a paralisia cerebral e deficiência mental; portanto, pesquisas que busquem reverter esse quadro são necessárias”, explica Profa. Giovana Vidotti.

Sobre os resultados esperados, a Profa. Dra. Ana Paula Girol está otimista. “A pesquisa ainda está na fase de discussões e organização dos grupos para posterior redação dos projetos e início dos protocolos de experimentação. Após essa parte de estudo com animais, se tivermos êxito, partiremos para os estudos clínicos. O caminho é longo, mas promissor”, diz ela.

(Fotos Reprodução)