Engenharia Agronômica Unifipa realiza atividade prática de enxertia em espécies frutíferas
terça, 06 de setembro, 2022

No dia 1º de setembro o Prof. Me. Renato Boreli Silva, do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, promoveu atividade prática da disciplina de Fruticultura I de enxertia em espécies frutíferas no Campus Sede.

O processo de enxertia e suas técnicas demonstram que uma planta ou muda obtenha as características de outra para melhor ocorrer seu desenvolvimento. Nesse sentido, a união de uma planta que será o 'porta-enxerto' para outra planta que será o 'cavaleiro', sendo compatível, seguirá com o crescimento e desenvolvimento adequado. O processo de enxertia visa obter melhor 'pegamento' e resistência a diversos fatores ambientais na produção, garantindo que as espécies tenham maior produção em relação ao pé 'franco'. Essa técnica permite a união de duas plantas morfologicamente e anatomicamente parecidas, da mesma espécie, e os tecidos conjuntivos e vasos condutores da planta se unem formando uma planta de melhor desempenho no campo. Com isso, há varias técnicas de enxertia, como a borbulhia, fenda em janela, fenda aberta, alporquia (para formação de raiz), mergulhia e tantas outras técnicas que possibilitam a formação de mudas frutíferas.

Para o professor, “a finalidade de abordar este conteúdo torna-se necessário pelo caráter técnico na produção de mudas, sobretudo nas espécies frutíferas, como ocorrem em diversas espécies frutícolas, tais como citros (laranja e limão), abacate, manga, goiaba e tantas outras que têm o processo de enxertia como "pegamento", propagação e desenvolvimento da planta. Aqui na UNIFIPA os alunos realizam as práticas e a parte da ciência embarcada para a formação do profissional”, conclui o docente.