Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Medicina Unifipa/Fameca realiza OSCE 2023
Alan Gazola
quinta, 14 de setembro, 2023


Foto: Comunicação FPA.

Exame avalia as principais competências das áreas da medicina abordadas no último ano do curso.

Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o Exame Clínico Objetivamente Estruturado (em inglês, Objective, Structured, Clinical Examination - OSCE), tem como objetivo proporcionar simulações de situações reais de atendimentos médicos.

No último dia 13 de setembro, alunos do 6º ano de Medicina da Unifipa/Fameca foram avaliados nas cinco principais áreas da medicina abordadas durante o período - Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental. Segundo cronograma internacional, o exame é baseado na rotatividade das áreas, sendo dividido por estações/salas que simulam os atendimentos.

Com total de 108 alunos, a atividade foi conduzida pela coordenação do Internato (5º e 6º ano), com participação da coordenação do curso e contou com professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes. “Os alunos percorrem as estações e têm período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor por meio de check-list objetivo que compreende aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico”, explica o médico Dr. Ricardo Gonsaga, coordenador do Internato.

A estudante Ana Cláudia afirma que, apesar de todo o nervosismo prévio, durante o exame conseguiu se concentrar e sentir-se bem, pois os professores estavam serenos e empáticos, tornando o ambiente de prova bastante tranquilo. “O OSCE é aquele momento em que se dá conta de que irá praticar a medicina de verdade. Entramos no consultório e não sabe nada do paciente que irá atender; é como se fosse a vida real mesmo; então precisa fazer as perguntas certas e solicitar os exames corretos para a hipótese de diagnóstico e, claro, acalmar o seu paciente. Tudo isso sob acompanhamento dos instrutores”, relata a aluna.

Desenvolvido desde 1975, o OSCE é considerado atualmente um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências clínicas de estudantes e residentes.