UNIFIPA é reconhecida pela ONU como instituição de impacto acadêmico Luiz Felicio Chaves quinta, 20 de fevereiro, 2025 O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA agora é integrante oficial do Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne instituições de ensino superior ao redor do mundo com a finalidade de promover dez diretrizes internacionais que incluem a asseguração da sustentabilidade, o acesso à educação e a proteção dos direitos humanos. A adesão da UNIFIPA ao UNAI foi o resultado de processo realizado em 2024 em que o centro universitário se inscreveu para integrar a iniciativa. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol, foi responsável pelo envio de formulário à UNAI, detalhando as ações da instituição em áreas como direitos humanos, saúde e sustentabilidade em que a UNIFIPA já se destaca. A documentação, acompanhada de histórico institucional, foi submetida à avaliação da UNAI e, nesta semana, a Unifipa recebeu a confirmação de sua adesão. Ao integrar a iniciativa, a UNIFIPA passa a fazer parte de rede global de instituições de ensino superior que conecta estudantes, acadêmicos, cientistas e pesquisadores de diversas áreas. “Essa conquista reflete a preocupação da UNIFIPA com a educação de excelência, embasada em valores éticos e humanísticos, com enfoque na reponsabilidade social e sustentabilidade” destaca Ana Paula. Com o nome original United Nations Academic Impact (UNAI), o Impacto Acadêmico das Nações Unidas foi criado com base nos compromissos relativos à Agenda 2030 de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa conta mais de 1.700 associados, espalhados por mais de 156 países. No Brasil, além da UNIFIPA, cerca de 120 instituições de ensino fazem parte da rede. Quando se torna associada a UNAI, cada instituição se compromete a realizar pelo menos uma atividade anual que apoie os dez princípios fundamentais: erradicação da pobreza (por meio da educação); construção de capacidades (nos sistemas de educação superior); educação para todas e todos (independentemente de gênero, raça, religião ou etnia); cidadania global (por meio da educação); acesso à educação superior (oferecendo oportunidades e conhecimentos necessários para cada pessoa alcançar a educação superior); compromisso com os direitos humanos (incluindo a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão); diálogo intercultural (buscando o desaparecimento da intolerância por meio da educação); promoção da paz e resolução de conflitos pela educação; promoção da sustentabilidade pela educação e compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.