6º ano da Unifipa/Fameca realiza OSCE 2025 Luiz Felicio Chaves sexta, 26 de setembro, 2025 No dia 25 de setembro, estudantes do 6º ano do curso de Medicina da Unifipa/Fameca participaram de avaliação prática nas cinco principais áreas da formação médica: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Medicina Preventiva. As atividades ocorreram nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos. Conhecido como Exame Clínico Objetivamente Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE), o método busca proporcionar aos alunos experiências simuladas de situações reais de prática médica. O exame seguiu o modelo internacional de rotatividade das áreas da formação e foi dividido em estações que simulavam atendimentos médicos. Ao todo, 111 estudantes, dentre eles sete alunos do 5º ano, participaram da avaliação, organizada e coordenada pelos doutores e docentes Eduardo Marques da Silva e Murillo Antônio Couto, com apoio da coordenação do curso. Durante o exame, os participantes foram avaliados por meio de um check-list objetivo que considerou conhecimentos técnicos, habilidades no trato com o paciente e raciocínio diagnóstico. O processo teve a participação de professores avaliadores, atores, colaboradores técnico-administrativos e estudantes. Antes das atividades, os alunos foram recepcionados pela equipe da Unifipa para cadastramento. O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luis dos Santos Valiatti, acompanhou a realização do exame. A coordenação das áreas ficou sob responsabilidade dos docentes, Prof. Dr. Ayder Ansemo Gomes Vivi – Cirurgia; Prof. Dr. Fernando Stucchi Devito – Clínica Médica; Profa. Dra. Luciana Sabatini – Pediatria; Prof. Dr. Alfeu Cornélio Accorsi Neto – Ginecologia e Obstetrícia e Prof. Ms. Arlindo Schiesari Junior – Medicina da Família e Comunidade. Ao final, os alunos receberam feedback de suas avaliações. A prova prática para os alunos do 5º ano do curso de Medicina está prevista para 23 de outubro, a partir das 17h. Criado em 1975, o OSCE é atualmente reconhecido como um dos métodos mais confiáveis para avaliar competências clínicas de estudantes e residentes.