LÍNGUA DE SINAIS PODE SALVAR VIDAS
Marcella Milani
segunda, 23 de outubro, 2017

Os alunos dos cursos de saúde da FIPA estão participando, desde fevereiro, de aulas de noções básicas de Libras com a professora/intérprete Alda Nascimento Batista. A disciplina faz parte da grade curricular do primeiro ano de Medicina e é facultativa para os demais anos e cursos (Biomedicina, Enfermagem, Educação Física e Medicina).
De acordo com a professora Alda, o objetivo é humanizar o atendimento do surdo. “Saber Libras pode salvar vidas. O profissional tem a capacidade de prestar um atendimento adequado, de tranquilizar o paciente em casos de emergência e/ou desorientação”, afirma.
Na última aula do 1º ano do curso de medicina, a professora simulou ser uma paciente surda e através da libras contou seu problema; os alunos tiveram que entender, diagnosticar e orientar a paciente para o tratamento correto usando apenas a língua de sinais.