Alunos participam de sessão de cinema para discutir direitos humanos na era digital
Mauro Assi
quarta, 29 de agosto, 2018

Na última segunda-feira (27 de agosto), no Câmpus São Francisco, os alunos dos cursos de Administração e Direito da UNIFIPA participaram de sessão de cinema que integra as atividades do projeto de extensão "A arte como estímulo à reflexão sobre os direitos humanos e cidadania”. A projeção do filme O círculo, de James Ponsoldt, contou com a presença de 150 espectadores, entre alunos e professores do primeiro ano das respectivas graduações.

O longa-metragem exibido teve como objetivo colocar em discussão questões relacionadas aos direitos humanos na era digital: direito à informação, defesa contra transmissão abusiva de dados por meio eletrônico; proteção contra problemas que envolvem comércio virtual, pirataria, invasão de privacidade, direitos autorais, entre outros. O filme possibilitou a reflexão da relação entre tecnologia e sociedade, principalmente sobre a influência tecnológica em aspectos práticos da vida cotidiana, levantando questões sobre a dependência da tecnologia, a supervalorização do meio virtual, a banalização da imagem, a exposição da vida, o controle de informações por grandes corporações, entre outras.

Esse projeto de extensão tem por finalidade promover reflexões e debates interdisciplinares sobre questões ligadas à defesa dos direitos humanos, à valorização das diversidades humana e cultural e ao exercício da cidadania. Cada um dos quatro eventos programados engloba leituras preparatórias e a seleção de uma obra artística (cinema, pintura, música, literatura, teatro etc.) instigadora para motivar as reflexões e os debates.

O FILME O Circulo é uma produção americana e árabe de 2017 com temática futurista. O longa é dirigido por James Ponsoldt, e estrelado pelos atores Emma Watson, Tom Hanks, Karen Gillan, John Boyega, Ellar Coltrane e Patton Oswalt. Sinopse: Mae é uma jovem cujo sonho é trabalhar na maior empresa de tecnologia do mundo, O Círculo. A organização foi fundada por Eamon Bailey e o seu principal produto é o SeeChange, uma pequena câmera que permite aos usuários compartilharem detalhes de suas vidas com o mundo. Com a ajuda da amiga Annie, Mae começa a trabalhar na empresa e, em seguida, sua função passa a ser documentar a própria vida em tempo integral e torna-se uma celebridade. O que ela não imaginava, no entanto, é que toda essa exposição teria um preço, não só para ela, mas também para aqueles ao seu redor.