Os poderes medicinais das plantas regionais
Mauro Assi
segunda, 12 de novembro, 2018

Conhecimento da população sobre fitoterápicos

foi testado em pesquisa desenvolvida pela UNIFIPA

Docentes e alunos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA finalizaram estudos sobre a percepção da população a respeito da aquisição e uso de medicamentos fitoterápicos. Os dados e experimentos foram realizados entre setembro e dezembro de 2017 e concluído neste ano, com o objetivo de medir o conhecimento da população sobre as plantas medicinais e avaliar alguns parâmetros de qualidade em extratos de camomila, capim limão, erva doce e espinheira santa. A pesquisa, sob responsabilidade da Profª Drª Andreia de Haro Moreno e colaboração da Profª Drª Adriana Balbina Paschoalato, foi desenvolvida pelas alunas Beatriz dos Santos Lio e Tamires Pereira Duarte Paes.

As acadêmicas aplicaram questionários junto à população a fim de medir o conhecimento sobre o assunto, incluindo pessoas com câncer. Os resultados permitiram verificar que dos 120 entrevistados, 96% disseram saber o que são plantas medicinais e fitoterápicas e destes, 55% afirmaram consumi-los na forma de chás obtidos em lojas de produtos naturais. A finalidade mais citada no uso de fitoterápicos foi para gripes e resfriados (30%), seguida de calmante e sedativo (17%), dores no estômago (13%) e emagrecimento (11%).

As pesquisadoras também verificaram que a maioria dos entrevistados não se preocupa com a procedência e efeitos adversos dos fitoterápicos, colocando em risco a própria saúde e questionando os resultados esperados, e 95% alegaram falta de informações à população. “Torna-se de extrema importância a disseminação de informações reais com embasamento científico pelos profissionais de saúde”, enfatiza a docente responsável pelo projeto, Profª Drª Andreia de Haro Moreno.

Visando corrigir a falta de informações confiáveis, o grupo de estudo realizou avaliações laboratoriais a fim de comprovar a presença e eficácia de compostos ativos em extratos preparados pela técnica de percolação, além de outros testes de qualidade. Os resultados obtidos foram transformados em artigo científico apresentado em congressos.

Foto: Produtos à base de fitoterápicos desenvolvidos pelo curso de Biomedicina da UNIFIPA.