Biomedicina realiza 1ª prova do progresso em consórcio com outras instituições
Mauro Assi
terça, 12 de novembro, 2019

Neste dia 11 de novembro, a partir das 19h30, foi realizada a primeira Prova do Progresso do curso de Biomedicina da UNIFIPA, em consórcio com outras instituições (Unip, Unirp e Unoeste) e com o apoio do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). A prova foi organizada pelo curso de Biomedicina da UNIFIPA.

De acordo com a coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Girol, em 2018, o curso de Biomedicina da UNIFIPA realizou a avaliação internamente e apresentou os dados no Congresso Brasileiro de Biomedicina, o que atraiu a atenção do Conselho e de outras escolas. A partir daí foi estabelecida a parceria com o CRBM para o oferecimento da prova pelo curso da UNIFIPA em 2019, como primeira experiência de consórcio.

A prova foi elaborada com base nas práticas laboratoriais e em seu fundamento teórico. A mesma prova, contendo 30 questões, foi aplicada para todas as séries de todas as escolas participantes.

A Profa. Ana Paula explica que a Prova do Progresso é uma avaliação cognitiva, diagnóstica e sem caráter de seleção ou classificação, mas que permite avaliar individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante é de forma contínua e progressiva. “Com as atuais e crescentes mudanças nas metodologias de ensino, este teste mostra-se muito útil na comparação de métodos e na avaliação da retenção de conteúdo dos educandos. Por meio do consórcio é possível verificar, também, a média de acertos das instituições”, ressaltou ela.
“Os estudantes são incentivados a adotar um estilo de aprendizado longitudinal autodirigido e entendem que até o final de sua formação os conhecimentos elaborados deverão estar consolidados para o bom exercício da profissão”, finalizou Profa. Ana Paula.

Os resultados dos testes são sigilosos e as informações serão apresentadas individualmente para cada aluno, mostrando o desenvolvimento dele durante o curso, a sua posição na turma, no curso e comparado a outras instituições parceiras.