Atletas do Bax Catanduva realizam avaliações físicas na Unifipa
Felipe Vital
quarta, 23 de fevereiro, 2022

Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, as atletas da equipe de basquete do Bax Catanduva realizaram duas avaliações físicas de alto rendimento no Laboratório de Fisiologia do Exercício do curso de Educação Física do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa.

Com a presença do coordenador do curso, Prof. Me. Igor Braz, e de alunos que participaram de forma prática dos exames, as avaliações foram feitas em dois aparelhos - Inbody 120 e Plataforma de Força. O primeiro é capaz de mensurar o percentual e a massa em quilos da gordura, massa muscular, água, ossos, gordura visceral e proporção de distribuição de peso pelos membros do corpo. Já na Plataforma, com o aparelho da Cefise, o teste mede a potência muscular de membros inferiores, além de fornecer dados como altura de voo, tempo de voo e força de impulsão.

"Quero agradecer a todos envolvidos que ajudaram na realização das avaliações e, principalmente, a Unifipa por ter nos recebido e por toda parceria com o nosso projeto. Essas avaliações vão nos ajudar, e muito, a ter uma melhor percepção, pois durante este ano teremos quatro campeonatos (Liga Nacional, Jogos Regionais, Campeonato Paulista e Jogos Abertos). Esses testes físicos, junto aos treinamentos na pré-temporada, são essenciais para as atletas na prevenção de lesões ao decorrer do campeonato. A avaliação da composição corporal também é muito importante para analisarmos a situação de saúde e capacidade de desempenho de cada atleta, avaliando os índices corpóreos de massa muscular, gordura corporal e entre outros, junto também com o teste da plataforma de força, onde elas realizam os saltos com a maior força de explosão para a medição da potência no tempo de voo realizada pelos membros inferiores. Mais uma vez obrigada e esperamos voltar mais vezes, pois esta avaliação é muito importante para as atletas e para nossa equipe durante as competições", ressaltou a jogadora Natália Burian.