Alunos da Engenharia Agronômica Unifipa realizam práticas de germinação de sementes
terça, 06 de setembro, 2022

No dia 30 de agosto, alunos do 3º ano de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizaram práticas de ensino da disciplina Tecnologia e Produção de Sementes no Conhecimento de Germinação com a aplicação do 'Germitest'. A disciplina possibilita ao aluno conhecer todos os parâmetros técnicos e legais para a produção de sementes. O professor Dr. João Paulo Ferreira ministra a disciplina e explica que “é quesito obrigatório das empresas que comercializam as sementes para o produtor semear na safra agrícola o emprego dos critérios e regras para produção de sementes de alto padrão tecnológico e quando o produtor realizar a semeadura em campo estará garantindo sua qualidade e produção adequadamente. Estas regras e leis estão contidas na regra de análises de sementes (RAS) e fiscalizadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) com várias análises vigentes e obrigatórias”, finaliza o docente.

Dentre os testes, um dos obrigatórios para garantir que os lotes dessas sementes sejam de qualidade, é o teste de germinação. Neste teste, em todo lote ou sacaria, especifica-se a porcentagem de germinação que será garantida no campo. Geralmente, nas sementes de culturas anuais, como milho, soja, feijão e demais cereais, a porcentagem sempre está em torno de 95%, ou seja, para cada 100 sementes 95 germinam com qualidade, oferecendo padrão alto de 'stand' de plantas na lavoura.

Nesta aula prática os alunos replicaram o teste de germinação em sementes de milho e soja em 'germitest', que foram colocadas em incubadora com fotoperíodo BOD (Demanda Bioquímica de Oxigênio) para posterior contagem e porcentagem de germinação.