Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Unifipa promove palestra sobre racismo estrutural no Brasil
Alan Gazola
quinta, 10 de novembro, 2022

Foto: Arquivo Pessoal.

Professor e psicopedagogo Rafael Aparecido Flávio 



Evento evidencia a data comemorativa da ‘Consciência Negra’ e é aberto à toda comunidade

‘O racismo estrurual não é vitimismo’. Esse será o enfoque principal da palestra ministrada pelo professor e psicopedagogo Rafael Aparecido Flávio no dia 16 de novembro, às 19h30, no campus sede da instituição.
Organizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural- NAP da Unifipa, a palestra destaca a importância sobre o tema e reflexões alusivas ao dia Consciência Negra, em 20 de novembro. “Será uma hora de palestra discorrendo sobre o quanto o racismo prejudica a população negra e propor agendas para o debate entre os participantes”, diz o Prof. José Cione Neto, integrante do NAP.

Para o professor Rafael, o racismo estrutural está no uso de certas verbalizações e costumes que segregam os povos, neste caso afrodescendentes. “Nesta apresentação vamos poder refletir e pensar sobre quais são as estruturas presentes em nossa sociedade brasileira que perpetuam a prática deste racismo de forma velada, dando aparência de ser normal, comum, certo e por vezes até natural”, aponta o palestrante, que faz o apelo de “ao fazer essa reflexão somos convocados à ação transformadora, na busca por equidade em todos os setores, onde não poderá existir distinção entre pretos, brancos e indígenas em um Brasil que, por sua origem, é miscigenado”.

Os alunos dos cursos interessados em participar, as inscrições estão disponíveis com seus coordenadores. Segundo a organização, a palestra também é aberta à comunidade que se interessar pelo assunto, comparecendo com antecedência no local do evento.