Semesp concede ‘Selo IES Amiga da Iniciação Científica’ à Unifipa
Alan Gazola
sexta, 20 de janeiro, 2023

Foto/Reprodução.

Instituição sediará evento internacional sobre pesquisa este ano.

De 8 a 11 de novembro de 2022 a Unifipa participou da 22ª edição do Conic – Congresso Nacional de Iniciação Científica, promovido pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo). Com o tema “Pesquisa muda o mundo”, o maior congresso de iniciação científica e fomento à pesquisa do país contou com a participação de 65 alunos da Unifipa, que realizam suas pesquisas por meio Cepec – Centro de Pesquisa Experimental e Clínica, coordenado pela pró-reitoria de pesquisa e graduação. Ao todo foram apresentados 11 trabalhos na área de Ciências Biológicas e Saúde e 16 da área de Ciências Humanas e Sociais; todos em andamento no centro de pesquisa.
Com apresentações de modo online, a edição do Conic premiou os dez melhores trabalhos inscritos do Brasil todo nas cinco áreas do conhecimento, nas categorias ‘Concluído’ e ‘Em Andamento’, e o prêmio especial para o melhor trabalho ‘Concluído’.

O projeto de pesquisa da aluna do 5º ano do curso de Direito, Ana Júlia Buniak Pinto, intitulado “Medidas executivas atípicas nas execuções de pagar quantia certa: uma análise das decisões do Superior Tribunal de Justiça”, foi premiado entre os dez melhores na categoria ‘Em Andamento’ da área de Ciências Humanas e Sociais. O projeto teve a orientação do Prof. Esp. Álvaro José Haddad de Souza. “Ter ficado entre os dez primeiros colocados em evento de nível nacional foi um dos momentos mais importantes da minha graduação. Apresentei a pesquisa do meu trabalho de conclusão de curso onde falo sobre as medidas executivas atípicas no processo de execução de pagar quantia certa. A Unifipa e todo o corpo docente do curso incentivam anualmente os alunos a participarem de projetos de pesquisa. Participei de diversos grupos e me inscrevi no congresso durante os cinco anos, como autora ou co-autora de trabalhos. Sem dúvida, todas essas experiências foram essenciais, tanto para a minha formação acadêmica, quanto para minha evolução como ser humano”, relatou Ana Júlia.

Única Instituição de Ensino Superior da região e ter trabalho classificado pelo evento, a Unifipa recebeu do Semesp o ‘Selo IES Amiga da Iniciação Científica’ que, segundo o órgão, poderá ser utilizado nos materiais de divulgação do Centro Universitário, como jornais, livros, revistas, folders, cartazes, camisas, sites, e-mails, redes sociais, emissoras de TV e afins.

Para a pró-reitora de pesquisa e graduação da Unifipa, Profa. Dra. Ana Paula Girol, o reconhecimento só reforça a importância nacional que a instituição representa em projetos de pesquisas científicas. “Desde 2001, quando o Conic-Semesp foi iniciado, a Unifipa estimula a participação dos alunos no evento com fomento para pagamento da taxa de inscrição dos trabalhos aceitos e deslocamento dos alunos para as apresentações, propiciando aos participantes rica troca de experiências e enriquecimento curricular, com projetos que visam a melhoria do processo de aquisição do conhecimento, incentivo ao pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades e a busca de soluções para problemas da comunidade”, explica Ana Paula.

Conferência Internacional
Em outubro deste ano a Unifipa sediará a ‘3rd International Conference on Natural Products and Human Health 2023’, com a participação de renomados pesquisadores internacionais e nacionais debatendo sobre pesquisas em produtos medicinais e saúde humana. “É a primeira vez que um evento internacional desse nível ocorre na região, sendo importante indicativo da capacidade estrutural da instituição para a investigação científica de diversas áreas”, ressalta a pró-reitora.