Curso de Pedagogia/Unifipa reflete os desafios da profissão no ‘I Encontro Integrativo’
Alan Gazola
quinta, 23 de março, 2023

Participação e interação dos estudantes e egressos do curso de Pedagogia com os palestrantes e docentes.

Evento teve testemunhos de educadores que inspiraram os estudantes de Pedagogia.

A coordenação do curso de Pedagogia da Unifipa reuniu alunos de todos os períodos para o seu I Encontro Integrativo. Com o tema central ‘Trajetórias Formativas e Identidade Docente’, o objetivo foi possibilitar aos participantes reflexões acerca da realidade atual e identidade docente, trazendo à discussão os desafios e os encantos da profissão. O evento aconteceu no dia 20 de março, no campus sede da Unifipa, também aberto para egressos e profissionais da área.

Na abertura, a coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Sílvia Azarite Salomão, disse que o principal objetivo era inspirar os futuros docentes com exemplos de profissionais em diversos ramos da Pedagogia. “O encontro trouxe a participação de educadores que pudessem constituir-se em inspiração aos estudantes, por meio de seus relatos de experiências e trajetórias profissionais a partir da realidade existente, mostrando um futuro possível para aqueles que amam a arte de ensinar”, disse a coordenadora.

A programação foi conduzida com momentos de reflexão e emoção. Mostrando o aprendizado que recebeu enquanto acadêmico, o egresso César Augusto Marinho dos Santos fez apresentação musical totalmente em Libras. Nas palestras, partilhando suas experiências da carreira docente, a Profa. Ana Paula Loma, com o tema ‘A Educação como ferramenta de mudanças’; Profa. Cláudia Menossi Barboza Daud que, com o tema ‘Do Saber ao Ser: Transformando vidas por meio da Educação’, partilhou relatos reais que reforçam a carreira de professor como sendo mais vocação que opção e encerrando as palestras, com o tema “Educação é missão: a importância da formação na atuação docente”, a egressa Profa. Joyce Melhado Santaguita Aguetoni destacou a influência da metodologia do curso de Pedagogia da Unifipa no processo de formação.

Para a Profa. Dra. Maria Silvia, os objetivos foram concluídos. “O nosso primeiro encontro conseguiu atingir sua meta, onde a participação e interação dos estudantes e egressos do curso de Pedagogia com os palestrantes e demais docentes foram traduzidas em momentos de emoção e trocas significativas de experiências, deixando para os futuros pedagogos inspiração e exemplos vivos de que a educação vale a pena quando se é um profissional que faz a diferença na vida de crianças e jovens”, finalizou.