Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Liga da Medicina/Fameca abre inscrições para Simpósios de Cefaleia e de Epilepsia
Luiz Felicio Chaves
segunda, 27 de março, 2023

A Liga de Neuropsiquiatria do curso de Medicina/FAMECA, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, Sociedade Brasileira de Cefaleia e laboratórios da região promovem o IX Simpósio de Cefaleia e III Simpósio de Epilepsia no campus sede da UNIFIPA, em Catanduva, de 18 a 20 de maio. O objetivo é promover conhecimento sobre o diagnóstico e tratamento das cefaleias e epilepsias para educação de profissionais de saúde, médicos, especialistas, residentes, estudantes universitários de medicina e áreas da saúde em geral.

Dra. Eliana Melhado, uma das organizadoras, explica a importância de falar sobre as duas doenças aos participantes do evento. “Além do objetivo de gerar conhecimento na área de cefaleia é necessário dizer que ela prevalece em 90% da população, sendo uma das queixas álgicas mais comuns na área de clínica médica em UBS, se tornando a mais comum no atendimento neurológico. Atender e conduzir adequadamente um paciente com cefaleia diminui o impacto de cronificação e reduz o número de diagnósticos errôneos que podem ocorrer. Gerar educação médica continuada na área de Epilepsia é de suma importância, uma doença neurológica também muito prevalente e muito impactante”, conclui a doutora.

No dia 18 de maio acontecerá uma “live” no perfil das organizadoras por meio dos aplicativos Intagram e Youtube. Nos dias 19 e 20 os encontros acontecem de maneira presencial, na Sala de Ginástica, Danças e Lutas do campus sede da Unifipa. No primeiro dia, a partir das 19h30, e no segundo, a partir das 8h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link https://bit.ly/simposiounifipafameca. Até o dia 30 de abril estudantes não pagam; para residentes e outros profissionais da área da saúde o valor será de 30 reais; médicos investem 50 reais para os três dias de simpósio. A partir do dia 1º de maio, estudantes pagarão 10 reais, residentes e outros profissionais da área da saúde, 50 reais e o valor para médicos será de 70 reais.

As organizadoras são a Profa. Dra. Eliana Meire Melhado, neurologista e especialista em cefaleia, doutora em Ciências Médicas na área de Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, docente de neurologia na FAMECA/UNIFIPA e autora dos livros “Cefaleia na Mulher” e “Dor de Cabeça e Enxaqueca: Tudo O Que Você Precisa Saber”, e a Dra. Andressa Regina Galego, neurologista, neurofisiologista e preceptora da residência médica de neurologia da FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto), além de corresponsável pelo Ambulatório de Cefaleias do Hospital de Base.