Missa do Cadáver é celebrada com alunos da Fameca/Unifipa
Alan Gazola
quarta, 29 de março, 2023

Homenagem e respeito aos corpos utilizados por alunos e professores durante as aulas de Anatomia.

Alunos do 1º ano do curso de Medicina da Fameca/Unifipa participaram da Missa do Cadáver, cerimônia em homenagem e respeito aos corpos desconhecidos utilizados por alunos e professores durante as aulas de Anatomia, que foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Valdir Mamede, e concelebrada pelo Pe. Francisco Adão da Silva, na tarde do dia 29 de março, no Laboratório de Anatomia do curso.

Nas paredes do laboratório há a mensagem: "Respeite esse corpo que viveu, sofreu e amou como o seu". Dom Valdir disse aos presentes, sobretudo aos alunos, para procurar serem felizes. "Felicidade é ter família, poder estudar, ter amigos e Deus no coração. Os corpos também tiveram uma família e hoje nós a representamos. Para vocês, eles são anônimos, mas isso não significa que não seja o corpo de uma pessoa que tinha nome e sobrenome, que nasceu de outras duas pessoas, que cresceu, desenvolveu-se, amou e foi amada, sofreu e, hoje, deixa seu legado em prol da medicina. O maior bem que podemos oferecer a elas é a nossa oração”, disse.

A cerimônia é realizada na instituição há mais de 30 anos por iniciativa do ex-docente do curso de Medicina, Prof. Neder Abdo (in memoriam).