Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Engenharia Agronômica Unifipa promove seu primeiro curso livre do ano
Luiz Felicio Chaves
quarta, 29 de março, 2023

No dia 25 de março foi realizado o curso livre "Dia de Campo da Soja: Técnicas Experimentais Agronômicas”, primeiro curso de extensão do ano da Engenharia Agronômica da Unifipa. Realizado na Fazenda Santa Ernestina, propriedade do egresso do curso André Zancaner Bianchini, o curso teve mais de 50 participantes, entre alunos e produtores rurais de Catanduva e região.

O curso, dividido em duas fases, prática e teórica, teve sua primeira aula ministrada pelo coordenador da Engenharia Agronômica da Unifipa, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, que realizou atividades de campo destacando os aspectos técnicos da cultura da soja na região. Ele destacou a importância do grão e o cenário na região, evidenciando o aumento da atividade em reforma de canavial. "A cultura da soja na região de Catanduva é uma realidade que veio para ficar, sobretudo em áreas de renovação do cultivo de cana-de-açúcar em meiose (método inter-rotacionado ocorrendo simultaneamente) em que a cultura em entressafra, além de dar retorno financeiro ao produtor, melhora as condições de fertilidade pelo processo de produção da leguminosa", disse João Paulo.

O professor salientou ainda que os ajustes finos são importantes para que a média de produção sobressaia acima de 65 e 70 sacas por hectares. "A cultura da soja necessita de mais experimentação agronômica para compor dados que melhorem os processos para os produtores, tais como, a fertilidade do solo e a plantabilidade na semeadura, os aspectos de cultivares com posicionamento correto, fitossanidade, épocas de semeadura, controle do 'stress hídrico' e a colheita mais eficiente. Esses gargalos só serão dirimidos com a prática da pesquisa agrícola nestas localidades da região noroeste paulista", conclui.

O primeiro curso livre do ano debateu as práticas agronômicas e como são os procedimentos experimentais em campo que auxiliam a pesquisa científica e posicionamento técnico das práticas agronômicas nas lavouras. A parte teórica será ministrada pelo Prof. Me. Nilson Mozas Olivares, que abordará o uso de softwares estatísticos para a validação e avaliação dos experimentos em campo.