Biomedicina Unifipa realiza o exame OSCE
quinta, 30 de março, 2023

O curso de Biomedicina da Unifipa realizou o OSCE (Objective Structured Clinical Examination) dia 24 de março, no campus sede, para alunos do 3º ano. O OSCE é uma técnica de avaliação em que os estudantes são submetidos a uma série de estações práticas – neste foram 10 - que simulam situações clínicas, com o objetivo de avaliar a capacidade de realização de tarefas específicas e tomar decisões clínicas baseadas em informações fornecidas.

Na área da Biomedicina, o OSCE é ferramenta útil para avaliar a competência clínica dos estudantes em áreas como habilidades laboratoriais, de comunicação, de diagnóstico e de tomada de decisão. O coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, explica a importância da atividade para os alunos. “O OSCE permite avaliação justa e objetiva dos estudantes, uma vez que todos são submetidos às mesmas estações práticas e critérios de avaliação pré-determinados são utilizados. Além disso, ele oferece aos estudantes a oportunidade de praticar habilidades clínicas e receber feedback imediato sobre o seu desempenho, o que é fundamental para o seu desenvolvimento profissional”, finaliza Daniel.

Além do coordenador participaram do OSCE Laura Squincalha, Luana da Silva Bovolenta e Ariane Harumi Yoshikawa, técnicas de laboratórios da UNIFIPA; Ana Laura Nunes, Otávio Henrique Brito de Senna, Avaniele Silva da Cruz, Ellen Thainá Rosa, Juliana Caroline da Rocha, Eduardo Cavallini, Vitória Pereira Lima e Gabriel De Vietro, egressos do curso da Unifipa.