Engenharia Agronômica Unifipa desenvolve projeto de extensão no Recanto Monsenhor Albino
terça, 11 de abril, 2023

No último dia 1º de abril, o curso de Engenharia Agronômica da Unifipa realizou o projeto de extensão ‘Produção integradas de frutas’ no Recanto Monsenhor Albino, unidade da Fundação Padre Albino que acolhe e proporciona atendimento integral ao idoso em regime asilar. O projeto é proposto pelo Prof. Dr. Renato Boreli Silva e pelo Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso, e visa a produção sustentável de frutas, como limão, laranja, abacate, manga e demais culturas intercalares. O objetivo é auxiliar na produção, destinada ao consumo da Fundação Padre Albino em seus hospitais e no próprio Recanto.

De acordo com o Prof. Dr. João Paulo Ferreira “a melhoria do pomar é visível quando mudas sadias são utilizadas, promovendo frutas de qualidade mesmo quando trabalhadas em culturas intercalares. O projeto promove um sistema de irrigação com previsão de dimensionamento, realizado pelos próprios alunos na disciplina de Irrigação e Drenagem”. Ele explica que “a ideia é condicionar a renovação do pomar e acompanhar o desenvolvimento das culturas, bem como os demais tratos culturais”.

Os alunos também fizeram a cova com as devidas adubações de plantio que posteriormente foram irrigadas manualmente. Foram plantadas mudas de laranja, limão, manga e abacate. Na próxima etapa os alunos plantarão tangerina e goiaba. Nesse início de projeto participaram os alunos Gustavo Federicci, Henrique Bedum, Liniker Pivetta, Fernando Braggio, Renan Santa Rosa, Guilherme Furquim, Fabio Esmerini e Túlio Manfrin.