Professor titular e decano do Direito/USP ministra aula a docentes do Direito/Unifipa
terça, 23 de maio, 2023

No último dia 20 de maio, o corpo docente do curso de Direito/Unifipa assistiu a aula “Novos desenhos das carreiras jurídicas e o papel do ensino do Direito”, ministrada pelo Prof. Dr. José Eduardo Campos de Oliveira Faria, professor titular e decano da FDUSP - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, autoridade de renome no país em ensino jurídico na atualidade.

A convite da coordenação do curso, Prof. Faria elaborou minucioso parecer sobre o projeto pedagógico e perspectivas para o Direito/Unifipa, cujas reflexões foram expostas ao corpo docente, na forma de orientação, de intensa e proveitosa realização acadêmica. Essas atividades terão sequência com aula orientativa do Prof. Faria aos alunos do curso de Direito no próximo sábado, dia 27 de maio, sobre os novos desenhos das carreiras jurídicas. Posteriormente, em Aula Magna no dia 24 de agosto, Prof. Faria estará em Catanduva para falar aos docentes e discentes do curso.

O coordenador do Direito/Unifipa, Prof. Dr. Luís Antônio Rossi, destacou positivamente a aula recebida. “Essas reflexões e seus resultados simbolizam um marco histórico para o curso, pelo reforço do intransigível compromisso de oferta de ensino de excelência”, disse.

Sobre o palestrante

Professor José Eduardo Campos de Oliveira Faria é professor titular e decano da Faculdade de Direito da Universidade São Paulo, onde integrou a Comissão de Graduação (1987-1989) e presidiu a Comissão de Pós-Graduação (1996-2002). Foi membro da coordenadoria de ciências humanas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (1985-1991). Integrou a Comissão de Reforma Universitária instituída pela presidência da República (1985-1987). Entre o final da década de 1970 e 2005 integrou, por três mandatos intermitentes, o Comitê da Área de Direito, Economia e Administração do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi avaliador de cursos jurídicos de pós-graduação da Capes e da OAB/SP. Participou do projeto de criação dos cursos de Direito da Universidade São Judas Tadeu e da Fundação Getúlio Vargas (SP). Coordenou o projeto do curso de Direito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que acabou não sendo implantado por razões de ordem financeira. Integrou, durante a década de 1990, o conselho editorial do International Institute for Sociology of Law. Foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de Literatura na área de direito (2012).