Pedagogia Unifipa realiza projeto com foco na área de Ciências
quarta, 31 de maio, 2023

No dia 13 de maio, o curso de Pedagogia da Unifipa promoveu prática pedagógica e laboratorial sobre acidez do repolho roxo como atividade do projeto de extensão “O ensino de práticas pedagógicas e laboratoriais de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

A proposta foi analisar as características de acidez de produtos e alimentos utilizando indicadores naturais, como a extração do repolho roxo. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Lucas Possebon e teve como objetivo levar diferentes práticas pedagógicas e laboratoriais aos alunos daquele curso dentro da temática de Ciências, aprofundando ainda mais o conteúdo a ser abordado em sala de aula, e utilizar materiais caseiros e naturais, com fácil preparo para utilizar em sala de aula, sem a necessidade de laboratório e mantendo a segurança durante o desenvolvimento do experimento.

O conteúdo, já abordado de forma teórica, foi transposto para a prática pedagógica a partir da utilização do repolho roxo como principal material para indicar a acidez e alcalinidade, caráter básico de alimentos e produtos, comparados aos métodos já trabalhados dentro de laboratório como o “PHmetro” e fitas universais indicadores de pH.

A partir deste projeto, o curso de Pedagogia pretende permitir aos seus alunos o aprendizado e vivências de estratégias diversificadas para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A próxima etapa do projeto será a aplicação junto aos alunos do 5º ano do Colégio Catanduva.