Pedagogia Unifipa realiza 2ª edição da Jornada Pedagógica Inovadora
segunda, 05 de junho, 2023

De 29 de maio a 1º de junho, o curso de Pedagogia da Unifipa realizou a 2ª Jornada Pedagógica Inovadora: Múltiplos olhares para a ação educativa na educação básica, no Anfiteatro Padre Albino e no Campus Sede da instituição. O evento foi direcionado a alunos do 1º ao 4º ano, docentes e egressos, além de estudantes de pós-graduação e profissionais interessados. O objetivo da jornada teve por finalidade trazer para o debate as questões inerentes às práticas educativas da educação básica, com foco nas diferentes perspectivas atuais de alfabetização e letramento no contexto escolar.

Para coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, foi uma semana com muitos conhecimentos e cheia de trocas de experiências. “A 2ª Jornada atingiu os objetivos propostos acerca da temática. Os palestrantes trouxeram contribuições significativas sobre as diferentes possibilidades de abordagem das práticas educativas de alfabetização e letramento no cenário da educação básica.

Um dos pontos de destaque foi a apresentação das professoras Beatriz Cordeiro, Júlia Margotto Padília e Miriam Moreira de Souza, egressas da Pedagogia Unifipa, que apresentaram os resultados do grupo de estudos e pesquisa “A inclusão de pessoa com superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento”. “Os relatos de experiências apresentados pelas egressas demonstraram o crescimento pessoal e profissional de cada uma delas, que realizaram a apresentação com muita propriedade e conhecimento, constituindo-se em motivo de orgulho para a coordenação e docentes do curso”, ressaltou a coordenadora.

O evento contou ainda com atividades culturais; apresentações de coreografia do Grupo de Dança da APAE Catanduva; apresentação da ginasta Maria Eduarda Ventorini Ferraz; apresentação musical da estudante do curso de Pedagogia Emanuelli Corrêa de Paula, além de momentos de participação intensa dos estudantes do curso, que discutiram acerca das temáticas abordadas. Para além dos conhecimentos e discussões, o evento reuniu momentos de aprendizado e muita emoção onde os alunos da Pedagogia homenagearam os docentes, mostrando sua trajetória acadêmica e destacando aos ingressantes e demais alunos a importância do curso como referência de formação na área de educação de Catanduva e região.