FPA lança nas escolas municipais concurso cultural de redação sobre Padre Albino
Alan Gazola
quinta, 17 de agosto, 2023

Setembro marca os 50 anos de falecimento de um dos maiores benfeitores de Catanduva. (Fotos: Comunicação FPA)

A Fundação Padre Albino, em parceria com a Secretaria de Educação de Catanduva, lançou o Concurso Cultural de Redação “Catanduva e Padre Albino: A cidade e seu benfeitor" com o objetivo de preservar a memória do sacerdote que doou integralmente sua vida em favor do reino de Deus e dos mais pobres, Padre Albino. O concurso é dirigido aos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) das escolas municipais, estimulando o conhecimento sobre o trabalho de Padre Albino e o que ele significou para Catanduva.

Mauro Assi, assessor de imprensa da Fundação Padre Albino, ressalta a importância do sacerdote para a evolução de Catanduva; “O legado de Padre Albino é indissociável da história de Catanduva e da região. Reconhecido por suas notáveis obras sociais, de saúde e educacionais, Padre Albino é celebrado como verdadeiro símbolo do progresso e cuidado com a comunidade. Para ressaltar sua importância, o concurso convida os alunos a contarem em suas redações a trajetória desse benfeitor, evidenciando como suas ações contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de Catanduva”.

Nos dias 16 e 17 de agosto, as E.M.E.F.s 'Arnaldo Zancaner' e 'Nelson de Macedo Musa' receberam as palestras ministradas pela equipe do Centro Cultural e Histórico Padre Albino/CCHPA, que vão auxiliar os trabalhos em sala de aula. Para a próxima semana, as palestras acontecem nas E.M.E.Fs ‘Arnaldo Zancaner’, ‘Graciema Ramos da Silva’ e ‘Darci Helena Delgado Januário’.

Segundo o regulamento, cada escola apresentará cinco trabalhos que passarão pela avaliação da banca organizadora e os três vencedores receberão prêmios que refletem tanto a modernidade quanto a apreciação pela cultura: o primeiro lugar receberá uma Alexa (inteligência artificial controlada por voz); o segundo lugar, uma caixa de som JBL Go; e o terceiro lugar, fone de ouvido gamer bluetooth. “A escola cujo aluno conquistar o primeiro lugar terá como prêmio um notebook”, salienta Mauro Assi.

A premiação e tributo ao Venerável Padre Albino ocorrerá durante a 32ª Semana Monsenhor Albino e estão marcados para o dia 30 de setembro próximo, a partir das 20h, na Praça Monsenhor Albino.

Para os interessados em conhecer mais sobre a vida e obra de Padre Albino basta acessar o site www.funcacaopadrealbino.com.br/50anos