Engenharia Agronômica Unifipa faz visita técnica a indústria em Vista Alegre do Alto
sexta, 18 de agosto, 2023

No último dia 12 de agosto alunos do segundo ao quarto ano do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa fizeram visita técnica à indústria de alimentos VAL, em Vista Alegre do Alto-SP, para aprender mais sobre o aprimoramento técnico da fruticultura regional por meio da cultura da goiaba.

Os alunos, recebidos pelo gerente de produção agrícola Marcos Stelluti e pelo gerente de operações industriais Alberto Kimura, visitaram o 'paking house', que mostra o processo de recebimento da fruta e suas variedades destinadas ao mercado interno e externo. Eles fizeram práticas de manejo e acompanharam os principais processos de produção em campo, modo de podagem, variedades da fruta para mesa do consumidor final e explicações para produção de goiaba de qualidade.

O coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira, acompanhou os alunos e salientou a importância da fruticultura regional. “O conhecimento da cadeia produtora de frutas, sobretudo a goiaba, é de suma importância, pois a região de Vista Alegre do Alto é pioneira e produtora de grande escala da fruta 'in natura' e de mesa. Visitas técnicas são fundamentais, pois ampliam a visão empreendedora do alunado, buscando o conhecimento 'in loco' e evidenciando a prática de ensino”, frisou o coordenador.

A Val Alimentos foi fundada na cidade de Vista Alegre do Alto, no interior de São Paulo, onde está localizado moderno parque industrial. A empresa começou como pequena produtora de frutas, na década de 1970, cresceu e virou empresa de referência no setor alimentício, com grande variedade de produtos.