Alunos da Fameca Unifipa assinam capítulo em livro de Pneumologia
sexta, 25 de agosto, 2023

Em maio deste ano, a Profa. Dra. Renata Calsaverini Leal promoveu pré-lançamento do livro ‘Manual de Pneumologia para o Estudante de Medicina’ na Unilago – União das Faculdades dos Grandes Lagos, em São José do Rio Preto/SP.

Os alunos do 3º ano da Medicina/Fameca/Unifipa Heitor Calsaverini Leal, Pedro Fugiê e Mário Abdalla participaram do livro assinando o capítulo VI - “Cor Pulmonale na DPOC”. O trecho desenvolvido por eles dá uma visão geral da condição clínica, como consequência específica da DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, cujo tabagismo e inalação de gases ou partículas nocivas são as principais causas da patologia.

Heitor Calsaverini Leal explica que Cor Pulmonale caracteriza-se por síndrome resultante de insuficiência cardíaca, vinculada a pneumopatia primária. O capítulo faz importante abordagem acerca da fisiologia cardiopulmonar, fisiopatologia da doença, diagnóstico e tratamento, informa o aluno. Já a autora destacou a importância do livro para estudantes de Medicina que se interessam pela temática. “O Manual de Pneumologia para o Estudante de Medicina é fruto de um extenso e construtivo convívio entre alunos e professores, cujo maior objetivo sempre foi a construção de saberes”, disse Dra. Renata. Para ela, “o compromisso de ensinar ganha sentido quando o próprio estudante, apoiado em bases instrucionais, dá continuidade aos seus próprios desafios diante da ciência e da pesquisa”.

A autora do manual conclui que a obra, portanto, “é o resultado de reuniões científicas, aulas tradicionais e experiências vivenciais que motivaram os estudantes de medicina, com a orientação docente, fruto da construção de conteúdos que, a partir deste, se torna apoio técnico cotidiano para o acadêmico e, indiscutivelmente, fonte de motivação para as gerações futuras”, finalizou Dra. Renata.

Para criação do ‘Manual de Pneumologia para o Estudante de Medicina’ a Liga Acadêmica de Pneumologia do curso de Medicina da Unilago e os alunos da Fameca/ Unifipa, sob orientação da Profa. Dra. Renata Calsaverini Leal, compilaram o resultado de aulas e reuniões científicas, transformando em capítulos, o que resultou em livro segundo ela, “de estudante de medicina para estudante de medicina”.

O livro foi publicado pela Editora Appris e tem lançamento oficial no Congresso Paulista de Pneumologia em novembro deste ano na cidade de São Paulo. Recentemente a professora doou o livro pré-lançado para a biblioteca da Fameca/ Unifipa.