Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Faeca Junior inicia implantação do Programa 5S no Colégio Catanduva
Mauro Assi
quinta, 21 de setembro, 2023

No dia 20 de setembro, a diretoria da Faeca Junior, empresa junior do curso de Administração da Unifipa, e o coordenador desse núcleo, Prof. Marcos Venicio Braz de Assis, apresentaram conceitos e aplicabilidade do Método 5S para a direção, professores e colaboradores do Colégio Catanduva. A palestra foi ministrada pelo Prof. Marcos e faz parte do processo de implantação do Programa 5S naquela instituição de ensino mantida pela Fundação Padre Albino.

De acordo com o Prof. Marcos Venício, o sistema 5S é metodologia japonesa que tem como objetivo melhorar a organização, padronização, limpeza e disciplina no ambiente de trabalho. “O foco principal é possibilitar à empresa criar cultura de organização e inserir seus colaboradores nesse processo. Seu nome deriva das iniciais de cinco palavras japonesas que representam os princípios fundamentais do programa: Seiri (Senso de utilização); Seiton (Senso de organização); Seiso (Senso de limpeza); Seiketsu (Senso de saúde e padronização); Shitsuke (Senso de disciplina)”, explicou ele. Estes princípios foram apresentados na palestra “a fim de que todos estejam cientes da necessidade da participação ativa no programa, pois somente assim o programa atingirá seus objetivos e se tornará possível”, acrescenta.

A diretora do Colégio Catanduva, Profa. Fabiana Fiorim Checconi, ressaltou a importância do Programa 5S e da participação de todos os colaboradores no processo, pois o objetivo será de identificar oportunidades de melhoria, propiciando ambiente ainda mais saudável de trabalho para todos os colaboradores, professores e alunos.

Durante a apresentação, o coordenador da Faeca Junior ressaltou que esteve no Colégio para tratar sobre a implantação do programa e foi informado de várias ações tomadas, pela iniciativa da própria direção, contemplando princípios do Método 5S, principalmente o Senso de Utilização, a primeira etapa do programa. “Foram retirados do espaço físico diversos móveis e objetos que não estavam sendo utilizados, buscando assim, deixar o ambiente mais organizado e limpo”, disse. Essa atitude, segundo Prof. Marcos, ajudou muito nas atividades que serão desenvolvidas no programa. “Haverá muito trabalho pela frente, pois o programa faz parte de um processo retroalimentável e de melhoria contínua. Sendo assim, deve ser incorporado nos hábitos dos colaboradores e fazer parte cultura organizacional”, finalizou, promovendo dinâmica de grupo com os participantes para reforçar o conceito do Método 5S, abrindo após para perguntas.

Prof. Marcos ressalta que o programa teve apoio do coordenador do curso de Administração, Prof. Antônio Agide Mota Junior, e foi iniciado em agosto por meio de entrevistas feitas pela equipe da Faeca Junior junto à direção do Colégio Catanduva e da equipe administrativa. Agora, nos próximos meses, deverá ser cumprido um cronograma de implantação, seguindo cada etapa proposta do método.