Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Tese de doutorado de docente da Fameca/Unifipa é aprovada em Botucatu
Luiz Felicio Chaves
terça, 12 de março, 2024

No último dia 29 de fevereiro, o Prof. Dr. Bruno Gil, docente da disciplina de Clínica Cirúrgica do curso de Medicina/Fameca Unifipa, alcançou o título de Doutor ao defender sua tese “Avaliação do impacto da cirurgia bariátrica na qualidade de vida de indivíduos obesos com lombalgia crônica”. A pesquisa foi apresentada na UNESP de Botucatu-SP e surgiu da observação clínica do Dr. Bruno em seu dia a dia com pacientes.

"A relação entre obesidade e dor lombar é bem estabelecida, com evidências indicando que indivíduos obesos têm maior incidência de dor musculoesquelética, incluindo lombalgia. A perda de peso é reconhecida como fator crucial para melhorar a dor e a qualidade de vida nesses casos. Como cirurgião bariátrico frequentemente vejo pacientes obesos sofrendo de lombalgia, o que me motivou a investigar o impacto da cirurgia bariátrica nesses pacientes", explicou o Dr. Bruno Gil.

O médico expressou sua gratidão aos pacientes que colaboraram com o estudo, destacando a importância da participação deles ao fornecer dados e responder questionários. Ele também reconheceu os desafios enfrentados durante a pandemia, que afetaram o andamento da pesquisa devido à interrupção das cirurgias eletivas. Segundo Dr. Bruno, os resultados da pesquisa mostram promessas significativas, com melhorias observadas nos marcadores laboratoriais. Ele espera que seu estudo possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população em geral.

"Os resultados do meu estudo reforçam a importância da cirurgia bariátrica e da subsequente perda de peso na melhoria da qualidade de vida de indivíduos obesos. Além disso, o estudo mostrou redução significativa dos níveis de inflamação crônica, medida pelo marcador PCR, em pacientes submetidos à cirurgia. Esses achados destacam o potencial da cirurgia bariátrica como ferramenta crucial no tratamento das doenças relacionadas à obesidade, especialmente no alívio da dor lombar crônica", concluiu o doutor.

O Prof. Dr. Bruno Gil foi orientado pelo Prof. Dr. Flávio Ramalho Romero, da UNESP de Botucatu, e a banca examinadora formada pelos professores Dr. Mauro dos Santos Volpi e Dr. Guilherme Antonio Moreira Barros, ambos da UNESP de Botucatu, Prof. Dr. Pedro Luiz Bertevello, da Faculdade de Medicina da USP, e Prof. Dr. Marcelo Ferraz de Campos, da Faculdade de Medicina do ABC. Como suplentes participaram a Prof. Dra. Cláudia Nishida Hasimoto, da UNESP Botucatu, e os docentes do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA Prof. Dr. Jorge Luis Valiatti e Prof. Dr. Sergio Antonio Rodrigues Centurion.