Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
História sobre superação e persistência é destaque no 10º Mentoring UNIFIPA Catanduva
Luiz Felicio Chaves
quinta, 21 de março, 2024

No último dia 19 de março, o 10º Mentoring Unifipa Catanduva, no Campus Sede, teve a participação do fundador e CEO da empresa Mar & Rio Pescados, Júlio César Antônio. Com número recorde de inscritos, 300 pessoas, entre alunos, docentes, coordenadores e egressos, a palestra foi marcada pela inspiradora trajetória de sucesso de Júlio e pela evolução da Mar & Rio Pescados como uma das principais empresas do setor no país.

Atualmente, a Mar & Rio Pescados opera em São José do Rio Preto com centro de distribuição e indústria e possui duas lojas, uma modelo, com todos os produtos da marca, e outra, no mercado municipal da cidade. Emprega diretamente e indiretamente cerca de 800 colaboradores.

Durante sua apresentação, Júlio compartilhou detalhes de sua jornada pessoal, iniciando desde sua infância em Monte Aprazível, onde exerceu diversas atividades profissionais para ajudar nas despesas familiares. Ele destacou a importância dos valores, como ética e transparência, passados por sua mãe e sua avó, os quais foram fundamentais para sua formação.

Na adolescência, Júlio mudou-se para a capital paulista em busca de melhores oportunidades, ingressando na faculdade enquanto trabalhava em indústria eletrônica, onde ficou até chegar ao cargo de diretor executivo. Posteriormente, empreendeu em Peruíbe, onde foi proprietário de supermercado por uma década, período durante o qual desenvolveu interesse crescente pelo setor de pescados, especialmente na região litorânea.

Após sua passagem por Peruíbe, Júlio decidiu voltar para São José do Rio Preto e em 2002 fundou a Mar & Rio Pescados, inicialmente operando a partir do quintal de sua casa. Sua visão empreendedora o levou a investir no cultivo de tilápia em Buritama, o que culminou na criação de uma distribuidora que se destacou por fornecer filés de tilápia Saint Peter para o grupo Pão de Açúcar. O empenho da equipe incluía até mesmo o transporte noturno dos produtos para capital paulista, além de sessões de degustação para educar os consumidores sobre a qualidade e procedência dos produtos.

A empresa expandiu seus investimentos para outros frutos do mar e a partir de 2011 iniciou suas operações no mercado internacional, atendendo atualmente 17 países e abastecendo todo o território nacional. Em 2019 Júlio foi reconhecido como Empresário do Ano pelo LIDE Rio Preto, destacando-se como um dos líderes mais influentes do noroeste paulista. No final de 2023 recebeu a honra de Cidadão Honorário de Monte Aprazível, em reconhecimento à sua contribuição para a comunidade onde passou parte significativa de sua vida.

No final do Mentoring, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol, representando o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, agradeceu ao empresário pela palestra brilhante.