Caio Gracco Dias traz reflexões transformadoras na 'Jornada Jurídica/Unifipa'
Alan Gazola
quarta, 03 de abril, 2024

Professor da USP/Ribeirão Preto abordou sobre a formação jurídica e atuação em tempos de transformação.

Nesta terça-feira (2 de abril) foi realizada a segunda noite de palestras da "Jornada Jurídica para alunos do curso de Direito da Unifipa, com destaque para o palestrante Caio Gracco Dias, professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto), que abordou o tema "Formação Jurídica em tempos incertos".

O professor ressaltou que o cenário atual é permeado por transformações rápidas e constantes e enfatiza que tais mudanças têm o potencial de influenciar significativamente as práticas jurídicas. "Em tempos de crise essas transformações se tornam ainda mais evidentes, colocando a atividade do advogado no centro das ações, valorizando nossa profissão e criando oportunidades", destacou Caio.

Segundo o palestrante, muitas práticas jurídicas permanecem semelhantes ao longo dos séculos, mas o contexto está sempre em evolução. "Na Grécia antiga discutia-se sobre quem tinha o direito de usar uma árvore quando esta estava na fronteira entre terras. Hoje, fazemos o mesmo, mas com argumentos diferentes", comparou. Ele instigou os presentes a enfrentarem os desafios do cenário jurídico atual, questionando: "E se todos estão olhando para as dificuldades, você fará o mesmo ou buscará soluções?".

Além da presença dos alunos, do corpo docente e da coordenação do curso de Direito da Unifipa também estavam presentes o ex-presidente do diretório acadêmico e ex-aluno do curso, Lucas Cintra, e o juiz diretor do Fórum e Titular da 1ª Vara Criminal de Catanduva, Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Freitas.

Na programação que vai até sexta-feira (5), sempre às 19h30, a Jornada Jurídica terá palestras da pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV/SP, Enya Carolina Silva da Costa, os egressos da Unifipa, Marcos de Melo e Thiago Gimenez, aprovados no concurso para Advogados da União e Procuradoria da Fazenda Nacional, e de Júlio Ramos, hoje secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Fotos: Comunicação FPA.