Enya da Costa explica a advocacia preparada para o futuro na ‘Jornada Jurídica Unifipa’
Alan Gazola
quinta, 04 de abril, 2024

Pesquisadora de Direito na FGV-SP aponta o domínio de ferramentas tecnológicas como habilidades do futuro advogado.

Na noite desta quarta-feira (3 de abril) os alunos do curso de Direito da Unifipa se reuniram no auditório do campus São Francisco dando continuidade aos ciclos de palestras formativas da ‘Jornada Jurídica’.

A palestrante convidada foi a pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas, Enya Carolina Silva da Costa, que também é mestranda em Direito pela USP da capital. Enya procurou enumerar os fatores e habilidades que o profissional deve ter antes mesmo da sua formação acadêmica com o tema ‘Formando a advocacia do presente e do futuro. Habilidades e perspectivas de atuação’. O material de sua palestra foi a exposição dos resultados obtidos em sua pesquisa sobre as habilidades que o operador de Direito deve apresentar para se destacar no mercado, entre elas as ferramentas de gestão tecnológicas. “As habilidades jurídicas aparecem em primeiro lugar nos diferentes grupos que fizemos a pesquisa. Porém, houve entrevistados que não as colocam em ênfase por considerarem que tais habilidades são inerentes à sua formação. Então, as habilidades em tecnologia têm peso maior em grandes escritórios e despontam como requisitos na hora da contratação”, exemplificou Enya.

A Jornada Jurídica vem reunindo grande público do meio acadêmico e jurídico durante as palestras, como o vice-presidente da OAB de Catanduva, André Monteleone. Organizado pelos próprios alunos do curso de Direito e orientados pela Profa. Ma. Márcia Menin, o objetivo é trazer profissionais da área, em sua maioria formados pela instituição, que estão debatendo assuntos importantes para a formação do estudante e operadores do Direito. “Esta atividade é de grande valia aos alunos que terão experiência diferenciada com alguns profissionais formados pelo curso de Direito da Unifipa, além de oportunizar atualização diferenciada sobre vários campos da formação jurídica”, explica Márcia.

Na programação que vai até esta sexta-feira (5), sempre às 19h30, a Jornada Jurídica terá palestras dos ex-alunos, Marcos de Melo e Thiago Gimenez, aprovados no concurso para Advogados da União e Procuradoria da Fazenda Nacional, nesta quinta-feira, e de Júlio Ramos, hoje secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, no encerramento.

Fotos: Comunicação FPA.