Administração e Direito da Unifipa obtêm notas máximas em avaliação de qualidade do MEC
Alan Gazola
quinta, 04 de abril, 2024

Resultado no Enade, a qualificação dos professores e a estrutura da instituição foram levados em conta na qualificação do Inep.

De acordo com resultados divulgados na tarde da última terça-feira, 2 de abril, os cursos de Administração e Direito da Unifipa Catanduva alcançaram o CPC 4 (escala de 1 a 5) em índice que representa a qualidade do ensino superior no Brasil. A informação foi divulgada em live promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é o principal indicador, que combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Indicando a excelência das instituições, dos 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, apenas 35,9% tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. Para chegar às notas, o Inep leva em conta o desempenho dos alunos no Enade - exame feito no início e no fim da graduação -, a qualificação dos professores e recursos das instituições, como laboratórios. Também leva em conta a opinião dos estudantes quando fizeram o Enade.

Para o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, o resultado consolida a tradição da instituição. “Em linha com aqueles alcançados pelas mais conceituadas universidades públicas e privadas do país, os resultados extremamente positivos repetem conquistas similares anteriores e demonstram a tradição da Unifipa em oferecer ensino de excelência”, ressalta.

Valor agregado e avaliação da instituição
Também foram divulgados os resultados quanto ao IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, e o IGC - Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição considerando programas referentes às pós-graduação stricto sensu. Em ambos os cursos de Administração e Direito da Unifipa se destacaram com as melhores notas.

O curso de Direito obteve a nota máxima 5 e o curso de Administração garantiu a nota 4 em excelência pelo IDD, que mensura o valor agregado pelos cursos, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na Unifipa. “Grande parte dessa avaliação aconteceu no estopim da pandemia de Covid-19, período de incertezas, mas que conseguimos contornar mantendo nossa grade de ensino e adaptando outras. O engajamento de todo o corpo docente, dos alunos, somado ao apoio administrativo e da direção, coroa estas notas que se nivelam com as mais altas instituições do país. Nosso objetivo é a formação de excelência para que o aluno esteja preparado para o mercado de trabalho”, salienta o Prof. Me. Antônio Agide Mota Júnior, coordenador do curso de Administração.
No IGC, que corresponde à média das notas CPC e dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ambos integram o grupo dos 27,7% das instituições com IGC com a mesma média 4 e 5 de excelência.

“Agradecemos a comunidade acadêmica, em especial aqueles que participaram na preparação e no processo das avaliações. Este resultado é fruto do esforço coletivo; uma conquista de todos, pois a Unifipa somos nós”, complementou a vice-reitora Cristiane Procópio de Oliveira.

As notas e o resultado completo das avaliações estão disponíveis no site www.gov.br/inep/pt-br

Foto: Divulgação.