Júlio Ramos apresenta o cenário do agro brasileiro no encerramento da ‘Jornada Jurídica/Unifipa’
Alan Gazola
segunda, 08 de abril, 2024

Evento acadêmico foi realizado de 1º a 5 de abril reunindo cerca de 280 estudantes de Direito.

Temas atuais e reflexões sobre formação jurídica foram destaque na ‘Jornada Jurídica’ que o curso de Direito da Unifipa realizou durante a primeira semana de abril. Palestras com profissionais da área, em sua maioria formados pela instituição, debateram assuntos importantes para a formação do estudante e operadores do Direito.

Encerrando o evento, o palestrante foi Júlio Ramos, ex-aluno, com experiência em gestão pública e recentemente nomeado secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária. A palestra aconteceu no dia 5 de abril, no auditório do campus São Francisco, sede do curso de Direito, com a presença dos alunos, docentes e convidados.
Iniciando sua apresentação, Julinho destacou sua carreira na política e as influências da formação jurídica para seu crescimento e comprometimento profissional. “Muitas vezes utilizei-me das operações jurídicas para mudar a vida das pessoas enquanto vereador. O Direito ajuda a acreditar na política como ferramenta de transformação”, disse ele.

Não adepto do termo ‘agronegócio’, em relação aos assuntos agrários, Julinho diz somente ‘agro’. “A agricultura é muito além de um simples negócio. Nela temos geração de empregos, vidas transformadas, projetos de integração e reestrutura familiar”, enfatizou. Já quando questionado por um aluno sobre e as influências do agro na economia global, o secretário diz que o agro é um dos principais setores da economia brasileira, sendo responsável direto pelo desenvolvimento de várias regiões do País. “Ultimamente, considerando as ferramentas tecnológicas empregadas no setor, o país tem provado melhora tão significa na produção de alimentos que sua presença no mercado internacional tem merecido destaque e respeito sem igual. Somos líderes de diversos setores de exportação de insumos, entre eles o soja, café e açúcar, partindo da nossa região”.

Partilhando sobre suas oportunidades de trabalhos internacionais, Julinho Ramos aponta que não deve existir resistência quanto à prática agropecuária, pois é a fonte de renda de vida de grande parte da população. “O agro tem papel indispensável na segurança alimentar do mundo. Como líderes nesse setor, temos o papel de ajudar e colaborar com a transformação dos países em subdesenvolvimento. A agricultura é necessária e a do Brasil é uma das mais sustentáveis do mundo. Por mais que existam grupos de resistentes com o nosso agro, ele é necessário”, apontou.

Questionado sobre a preocupação com o equilíbrio ambiental, o secretário adjunto afirmou. “Vamos duplicar nossa produção de alimentos sem derrubar uma árvore. A agricultura faz do Brasil o grande supermercado do mundo e é nosso dever mantê-lo funcionando bem para as futuras gerações”

Presentes no evento acadêmico estavam o juiz diretor do Fórum e Titular da 1ª Vara Criminal de Catanduva, Dr. Antônio Carlos Pinheiro de Freitas, o diretor da Cocam Cia. de Café Solúvel e Derivados, Marcos Murari, e o empresário Carlos Eduardo de Oliveira Santos.

O coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Rossi, comemorou o sucesso do evento reforçando a relevância dos temas abordados para a formação dos alunos.
A Jornada Jurídica da Unifipa foi organizada pela Profa. Ma. Márcia Menin, com apoio dos alunos do ‘Centro Acadêmico XXI de Setembro’ e a Atlética Pantera Negra.

Fotos: Comunicação FPA.