Propeg Unifipa promove curso prático em manipulação ética de animais
segunda, 15 de abril, 2024

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA recebe, de 11 de abril a 03 de maio, inscrições para o curso prático sobre técnicas e manipulação ética em experimentação animal para capacitar professores e alunos da instituição em experimentação animal para que possam propor e executar projetos de pesquisa.

Para participar do curso é necessário seguir alguns pré-requisitos, como possuir certificado do curso de capacitação no uso e manejo de animais de laboratório, organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. O curso teórico (pré-requisito) segue o formato de Ensino a Distância (EaD), sendo apresentado em vídeo aulas teóricas e demonstrações gravadas em formato de módulos. Na Unifipa, os orientadores esclarecerão dúvidas e demonstrarão algumas técnicas de manuseio ético de animais de forma prática aos inscritos.

As inscrições são gratuitas para o curso prático e podem ser feitas com Ariane Harumi Yoshikawa, secretária da CEUA/Comissão de Ética para o Uso de Animais ou pelo telefone (17) 3311-3361. Apenas 10 vagas estarão disponíveis para este curso e os participantes serão certificados. Para as atividades práticas propostas no curso serão usadas carcaças de animais congelados e animais mais velhos, destinados a eutanásia, após aprovação pela CEUA. Diante da Resolução Normativa do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) nº 49, de 7/5/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais, a Propeg propõe cursos anuais ofertados pela Unidade Didática e de Pesquisas Experimentais/UDPE - Biotério, ministrados pelo médico veterinário Rodrigo Berguio Vidotti. O curso prático possui carga horária de 12 horas e será aplicado ao longo do mês de junho das 12h às 13h na UDPE/Biotério, no Campus Sede da Unifipa.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dr. Ana Paula Girol ressalta que “em estudos pré-clínicos onde, por exemplo, são verificadas as ações de novos medicamentos ou técnicas cirúrgicas, a manipulação animal é importante, mas deve ser feita de forma ética, apenas quando estritamente necessário e somente por pessoal capacitado”. Ela acrescenta que “ciente do seu papel ético e seguindo as diretrizes do Concea, a Unifipa não permite a manipulação animal sem a devida capacitação de docentes, técnicos e alunos envolvidos em pesquisa”.

A Universidade de São Paulo (USP) oferece curso teórico, pré-requisito para que o aluno participe do curso prático da Unifipa. Interessados devem acessar o link https://ww3.icb.usp.br/capacitacao-uso-animais/. Além disso, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) também promove curso teórico como requisito prévio, que pode substituir o da USP caso o aluno prefira pela outra universidade. Mais informações através de https://ceua.unifesp.br/eventos-e-cursos/curso-animais-ensino-pesquisa-ceua-unifesp.