Projeto ‘Se você treina, eu treino’ une alunos de Educação Física e comunidade
Alan Gazola
quinta, 18 de abril, 2024

Estudantes do 4º ano do curso de Educação Física da Unifipa estão liderando iniciativa que está transformando vidas dentro e fora do campus.

Sob supervisão dos professores doutores Igor Braz e Américo Lourenço, o projeto de extensão curricular obrigatório "Se Você Treina, Eu Treino", do curso de Educação Física da Unifipa, está proporcionando experiência prática valiosa aos alunos ao mesmo tempo em que promove a saúde e a qualidade de vida na comunidade local.

O conceito é simples: os alunos convidam membros da comunidade para serem acompanhados em seus regimes de exercícios e orientações, atuando como seus próprios "personal trainers" durante todo o ano letivo. O objetivo vai além de simplesmente aprimorar o conhecimento prático dos futuros educadores físicos, como explica o Prof. Igor. "Estamos não só proporcionando experiência que auxiliará no currículo acadêmico do aluno que está no último ano do curso, como também oferecendo ao participante da comunidade melhores resultados de saúde e de qualidade de vida".

As sessões acontecem regularmente às terças e quintas-feiras na academia do campus sede da Unifipa, onde 20 membros da comunidade estão recebendo treinamento personalizado dos alunos do curso. Antes de iniciar o programa, cada participante passou por avaliações abrangentes no Laboratório de Fisiologia do Exercício, incluindo testes ergométricos, bioimpedância e avaliação da massa corporal. “Essas avaliações serão repetidas em junho e ao final do ano para monitorar o progresso e adaptar os planos de treinamento conforme necessário”, destaca o Prof. Américo.

Entre os participantes está Leonardo Joaquim, aluno que trouxe seu pai para ser acompanhado pelo programa. "Meu pai é ex-atleta de karatê. Com o passar dos anos estava sem motivação para fazer atividade física. Foi aí que decidi juntar o útil ao agradável. Convidei e ele aceitou! Agora, nosso objetivo será a perda de peso e melhorar a qualidade de vida dele. Se ele treina, eu treino minha experiência".

Os coordenadores enfatizam a importância desses programas acadêmicos que envolvem a comunidade. "Através do projeto de extensão nosso objetivo é abrir as portas da instituição e criar relação de integração com a população em geral. O ‘Se você treina, eu treino" não só está moldando a próxima geração de profissionais de saúde e fitness, mas também fazendo diferença na vida das pessoas, reforçando o compromisso da Unifipa com a excelência acadêmica e o serviço à comunidade”

Fotos: Comunicação FPA.