Engenharia Agronômica Unifipa promove aula prática sobre “Doenças das Culturas”
terça, 23 de abril, 2024

Alunos do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa Catanduva participaram de aula prática sobre “Doenças das Culturas”, ministrada pela Profa. Dra. Flaviana Andrade, no sábado (13 de abril), que abordou as principais doenças que afetam diversas culturas, como a bananeira, o mamão, o milho e as hortaliças.

O encontro ocorreu no Recanto Monsenhor Albino, na área utilizada para as atividades de pesquisa e extensão do curso. Flaviana destacou a relevância da aula para a formação dos futuros engenheiros agrônomos, enfatizando que o conhecimento em fitopatologia é fundamental para diagnosticar adequadamente as enfermidades que afetam as plantações. “Muitas doenças fúngicas, viroses e bacterioses possuem características distintivas que podem ser identificadas, permitindo a implementação de métodos de controle mais eficazes para evitar perdas de produtividade nas lavouras”, disse.

Flaviana ressaltou, ainda, que fatores como época, clima e ambiente podem influenciar o surgimento de patógenos, tornando a capacidade de diagnóstico e a precisão no campo habilidades essenciais para os alunos se familiarizarem com a identificação desses agentes nocivos.