Pedagogia Unifipa promove atividade de conscientização sobre autismo no Zoológico Municipal
quinta, 02 de maio, 2024

No último domingo, 28 de abril, no Zoológico de Catanduva, foi realizado o "Piquenique Azul" marcando o encerramento das atividades de conscientização sobre o Autismo, iniciativa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa em parceria com o grupo de mães TEApoio, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Alunas do 3º ano de Pedagogia receberam orientações das professoras do curso Lidiane Augusta Ferrari Botteon e Daniela Aparecida Frigeri, que coordenaram diversas oficinas sensoriais, incluindo as “bexigas sensoriais”, que oferecem estímulos táteis, e "garrafas da calma", artefatos sensoriais artesanais compostos por gel, corante, glitter, purpurina colorida, entre outros materiais. O objetivo dessas garrafas é desenvolver habilidades motoras, concentração e percepção visual, sonora e tátil, seguindo abordagem pedagógica inspirada na teoria de Maria Montessori.

A Profa. Dra. Maria Sílvia Azarite Salomão, coordenadora do curso de Pedagogia, ressaltou que essa experiência proporciona a disseminação de informações sobre o Autismo, além de promover maior proximidade com a realidade das crianças autistas e suas famílias. Essa proximidade é fundamental para garantir atendimento adequado e promover a inclusão dessas crianças no ambiente escolar.