NAP Cultural da Unifipa promove excursão ao Museu Casa de Portinari
segunda, 05 de agosto, 2024

O Centro Universitário Padre Albino/Unifipa, por meio do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Cultural (NAP Cultural), organizou  excursão às cidades de Brodowski e Batatais para conhecer a vida e a obra do renomado artista plástico brasileiro Candido Portinari. A visita"Conhecendo Portinari com a Unifipa" ocorreu no último sábado, 3 de agosto, com a participação de alunos, docentes, colaboradores da instituição e público externo interessado

Durante a excursão, os participantes visitaram a antiga residência do artista em Brodowski, onde Portinari realizou diversas experiências com pinturas murais e aprimorou suas técnicas ao longo dos anos. A preservação do local se tornou imprescindível devido às várias obras de arte espalhadas pelas paredes da casa e por uma capela nos jardins da residência. Em 9 de dezembro de 1968, a casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano seguinte, o imóvel foi desapropriado e adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 22 de janeiro de 1970 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Com esforços da família do artista, do município e do Estado, o museu foi inaugurado em 14 de março de 1970. O complexo museológico é constituído por uma casa principal e anexos construídos em sucessivas ampliações.

Após a visita ao Museu Casa Portinari, os participantes conheceram a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, na Praça Cônego Joaquim Alves, onde há o maior acervo sacro de Portinari. Projetada na década de 1920 e concluída em 1953, a paróquia começou a receber as obras do pintor nesse mesmo ano. Desde 2021, o local é tombado pelo Iphan. O acervo inclui quatorze quadros representando a Via Sacra, todos pintados por Portinari.