UNIFIPA adquire moderno ultrassom veterinário para pesquisas no CEPEC
quarta, 02 de outubro, 2024

Novo equipamento tem como objetivo aprimorar pesquisas realizadas em laboratórios

O Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA adquiriu recentemente aparelho de ultrassom modelo SIUI Apogee 1000 V Lite para o Centro de Experimentação e Pesquisa com Animais de Laboratório (CEPEC). O novo equipamento vai aprimorar pesquisas realizadas em laboratórios, proporcionando maior precisão nos estudos.

No último dia 24 de setembro, o médico veterinário Dr. Rodrigo Vidotti, responsável pelo setor, participou de treinamento técnico sobre o uso do aparelho, ministrado pela empresa fornecedora. O equipamento conta com pacotes de exames veterinários específicos, possibilitando desde medições detalhadas até o acompanhamento de gestações. Além disso, o ultrassom oferece funcionalidades avançadas, como o aumento de agulha para biópsias, fio guia, panoscópio e doppler, essencial para exames de alta precisão.

Entre os principais benefícios do SIUI Apogee 1000 V Lite está a capacidade de realizar exames de forma indolor e não invasiva, permitindo a repetição dos procedimentos sem prejudicar os animais, o que reforça o compromisso da UNIFIPA com práticas éticas de pesquisa.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol, a UNIFIPA tem se destacado por seus constantes investimentos em novas tecnologias e equipamentos, reforçando seu compromisso com o avanço da pesquisa científica. Reconhecida nacional e internacionalmente, a universidade amplia suas possibilidades de inovação, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas da ciência. A recente aquisição do ultrassom veterinário é mais um exemplo desse esforço, alinhado ao objetivo de promover práticas de pesquisa cada vez mais eficazes e humanizadas.