Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Webmail
Intranet
Notícias
Unifipa participa do Programa Municipal de Orientação Vocacional
Alan Gazola
segunda, 07 de outubro, 2024

Programa visa apresentar áreas de atuação profissional para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

O Programa de Orientação Vocacional, criado por lei em 2021 pelo vereador Alan Figueiredo Marçal, é coordenado pela Secretaria de Educação do município em parceria com instituições educacionais e tem como objetivo orientar alunos do 9º ano das escolas municipais sobre as diferentes opções de carreiras e profissões. A Unifipa foi convidada para demonstrar, por meio de seus coordenadores e docentes, o amplo conhecimento de mercado que seus cursos de graduação oferecem. Com isso, os alunos conheceram mais sobre os diversos campos de atuação e as oportunidades de carreira que as profissões proporcionam.

Os encontros foram realizados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Finais Nelson de Macedo Musa, Arnaldo Zancaner, Graciema Ramos da Silva, Waldemar Martins Aydar e Darci Helena Delgado Januário e envolveram aproximadamente 315 alunos.

Todos os dez cursos oferecidos pela Unifipa, como Administração, Direito, Educação Física e Farmácia foram destaque nas apresentações. Janaína Rogante Huck, da Área de Negócios da Unifipa, ressaltou a importância de os estudantes do 9º ano conhecerem as opções profissionais já no início do Ensino Médio: “Muitos alunos estão começando a traçar seu futuro e é essencial que tenham contato com as diferentes áreas de atuação para escolhas mais conscientes e alinhadas com seus interesses. Muitas vezes eles desconhecem a oferta de cursos superiores disponíveis em Catanduva, que estão prontos para prepará-los para o mercado de trabalho.”

O Prof. Me. Alexandre Mendes, docente do curso de Educação Física, destacou as múltiplas possibilidades de atuação na área: “O curso de Educação Física oferece duas grandes vertentes: bacharelado e licenciatura. O profissional pode trabalhar em academias, clubes, clínicas de reabilitação, escolas, com treinamentos personalizados, entre tantas outras oportunidades. A área é vasta e há grande demanda por profissionais qualificados.”

Além dos coordenadores e docentes, o analista técnico da Unifipa, Guilherme Santana, também esteve presente, que foram coordenados por Elis Regina da Silva, diretora do Departamento de Orientação Pedagógica Anos Iniciais e Finais da Secretaria de Educação.

“A participação da Unifipa vem reforçar nosso compromisso em contribuir com a formação e orientação vocacional dos alunos da rede municipal de ensino. O programa pode ajudar a fazerem escolhas profissionais que atendam tanto suas aptidões quanto às demandas do mercado de trabalho”, ressaltou Elis Regina.

Foto/Divulgação