Alunos do 5º ano de Medicina da FAMECA realizam prova prática OSCE
sexta, 11 de outubro, 2024

Neste dia 10 de outubro, estudantes do 5º ano do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA participaram de avaliação prática nas cinco principais áreas da formação médica - Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Medicina Preventiva. As provas foram realizadas nos ambulatórios do Hospital Emílio Carlos, no período noturno.

A avaliação seguiu o modelo internacional de Exame Clínico Objetivamente Estruturado (Objective Structured Clinical Examination – OSCE), que consiste em estações de rotatividade simulando atendimentos médicos. O objetivo é proporcionar aos alunos experiência prática e simulada de situações reais do ambiente médico, permitindo que desenvolvam habilidades essenciais para a profissão.

Com a participação de 114 alunos, a atividade foi coordenada pelos doutores Eduardo Marques da Silva e Murillo Antônio Couto, com apoio da coordenação do curso. Antes do início da prova, os alunos foram recepcionados pelos profissionais da instituição para o cadastramento. Durante a avaliação, os estudantes foram submetidos a check-list objetivo, que avaliou aspectos como conhecimentos técnicos, habilidades de interação com o paciente e raciocínio diagnóstico.

Segundo o coordenador da prova, Dr. Eduardo Marques, o exame contou com equipe de 60 pessoas, incluindo médicos residentes, atores, colaboradores e docentes. “Durante a prova, os alunos interagem com situações de risco e stress, com tempo cronometrado, não apenas para serem avaliados, mas também para se prepararem para desafios que enfrentarão em sua vida médica”, destacou o médico.

Em setembro, os alunos do 6º ano do curso realizaram a mesma avaliação e, de acordo com os avaliadores, obtiveram êxito em sua execução.

Desenvolvido em 1975, o OSCE é amplamente reconhecido como um dos métodos mais confiáveis para avaliar competências clínicas de estudantes e residentes em Medicina.