Alunos de Enfermagem da Unifipa realizam ação do Outubro Rosa no CAPS
Alan Gazola
sexta, 11 de outubro, 2024

No dia 9 de outubro, os alunos do curso de Enfermagem da Unifipa promoveram ação educativa alusiva ao Outubro Rosa para as mulheres atendidas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Catanduva. A atividade, realizada pelos estudantes do 4º ano e em parceria com a Liga Materno-Infantil, teve como foco a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero, abordando temas fundamentais para a saúde da mulher.

Os alunos ofereceram orientações com o objetivo de sensibilizar quanto à necessidade de realizar o autoexame como forma preventiva e buscar orientação médica ao identificar possíveis alterações. Os estudantes levaram à atividade a "mama amiga", modelo didático que simula a glândula mamária feminina. O dispositivo foi utilizado para demonstrar a técnica correta do autoexame, auxiliando na identificação de possíveis nódulos ou irregularidades, reforçando a importância da prática regular do exame com as mãos.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciana Paes, destacou a relevância de ações que aproximam o meio acadêmico da comunidade. "A relação entre a universidade e a sociedade fortalece o papel da Enfermagem na promoção do cuidado integral e humanizado. É fundamental que os alunos vivenciem a realidade da população já no âmbito acadêmico para a bagagem profissional", afirmou.

Ao final da atividade, os alunos reforçaram a importância de que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração em suas mamas e busquem imediatamente atendimento médico ao notar mudanças.

Fotos/Divulgação