Alunos de Medicina da Fameca/Unifipa orientam sobre saúde mental no Recanto Monsenhor Albino
Alan Gazola
quarta, 16 de outubro, 2024

Na última segunda-feira, 14 de outubro, os alunos do 2º ano do curso de Medicina da Fameca/Unifipa visitaram o Recanto Monsenhor Albino, mantido pela Fundação Padre Albino, onde promoveram importante ação de conscientização sobre saúde mental. A atividade fez parte da disciplina de Cidadania e teve como objetivo levar orientações e esclarecer dúvidas dos colaboradores e das pessoas idosas institucionalizadas sobre os sinais e sintomas relacionados à depressão.

Os alunos abordaram os principais fatores que podem desencadear a depressão, transtorno que afeta cada vez mais pessoas, incluindo a terceira idade. Além disso, compartilharam dicas essenciais para o cuidado com a saúde mental e a prática do autocuidado, destacando a importância de estar atento ao próprio bem-estar. Manter a comunicação aberta com amigos e familiares sobre sentimentos e emoções é primordial. "É muito importante conversar com as pessoas à nossa volta sobre o que estamos sentindo. Se a tristeza persistir por muito tempo é fundamental pedir ajuda. Não podemos subestimar os sinais da depressão", destacou o aluno Lucas de Vito.

Outro ponto importante da visita foi a vigilância quanto aos sinais de depressão entre os idosos. O grupo alertou que, muitas vezes, as pessoas mais velhas têm dificuldade em verbalizar o que estão sentindo, o que requer atenção redobrada por parte de familiares e cuidadores.

A equipe de alunos também distribuiu folhetos informativos sobre o tema, reforçando as orientações e dicas discutidas ao longo da atividade. A ação foi elogiada pelos profissionais do Recanto Monsenhor Albino que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre como cuidar de sua saúde mental e identificar possíveis sinais de alerta.

Fotos/Divulgação