Perícia Criminal, Tecnologias, Estética e Saúde marcam X Semana da Biomedicina UNIFIPA
quarta, 16 de outubro, 2024

A Semana recebeu palestrantes renomados, entre eles Ricardo Salada, que atuou diretamente no caso Suzane von Richthofen

Nos dias 10, 11, 14 e 15 de outubro, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA realizou, na Sala de Ginástica, Danças e Lutas (Sala de Espelhos) do Campus Sede, a 10ª Semana do curso em conjunto com a 4ª REEBIO (Reunião de Egressos). O evento reuniu alunos, egressos, docentes, profissionais da área biomédica e interessados nas temáticas propostas da programação. Alunos do Ensino Médio do Colégio Catanduva também participaram.

A Semana promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, fortalecendo a formação acadêmica e profissional dos futuros biomédicos. Foram abordados temas relevantes e atuais da Biomedicina, proporcionando aos graduandos a oportunidade de se aprofundarem em áreas específicas da profissão e de interagirem com profissionais que já atuam no mercado.

No primeiro dia, 10 de outubro, Natália Menezes ministrou a palestra “Introdução à circulação extracorpórea” por videoconferência introduzindo aos participantes a técnica para procedimentos cardíacos. No dia 11, Isabella Sampaio ministrou a palestra “Estética embelezadora: a nova tendência de harmonização”. A egressa da Biomedicina Unifipa falou sobre as novas tecnologias da área e sobre o mercado que cresce no país. Em seguida, a biomédica Hevellyn Fernanda Ribeiro abordou o tema “Imagenologia aplicada à Biomedicina”, destacando o papel da imagem no diagnóstico biomédico.

Na segunda-feira, 14 de outubro, a egressa Jéssica Messias e a discente Vitória Algarves abordaram “A Biomedicina na área da histotecnologia clínica”, trouxeram novas tecnologias em alta na área da Patologia e fizeram passo a passo sobre suas vivências em suas profissões. Willian Bovolenta e Vitória Lima fecharam a noite com palestra sobre “Uso inadequado de antibióticos e o desenvolvimento de superbactérias”. Os palestrantes alertaram para uso desnecessário e sem acompanhamento médico de antibióticos, que podem causar problemas sérios de saúde.

No encerramento da Semana, o perito criminal Ricardo Salada ministrou a palestra “Perícia Criminal”, proporcionando visão sobre as atividades forenses na Biomedicina. Salada trouxe o caso Suzane von Richthofen de forma minuciosa e detalhada. Ele é um dos peritos criminais mais renomados do Brasil, com vasta experiência na profissão. Além de atuar em casos emblemáticos como o de Suzane von Richthofen, também colaborou nas investigações de Elize Matsunaga, Celso Daniel e Comandante Ubiratã. O perito cativou os alunos, que interagiram com diversas perguntas sobre o caso apresentado. Nascido no Paraná, Ricardo Salada se mudou para São Paulo com o objetivo de atuar como engenheiro elétrico, sua primeira formação. Em 1993, tornou-se perito criminal, acumulando experiência em mais de 4.000 atendimentos a locais de homicídio.