Curso de Pedagogia da Unifipa realiza projeto de extensão na Casa da Criança Sinharinha Netto
segunda, 21 de outubro, 2024

Em celebração ao mês das crianças, o curso de Pedagogia da Unifipa promoveu o projeto de extensão "Jogos e Brincadeiras no Contexto Escolar" na Casa da Criança Sinharinha Netto no último dia 11 de outubro. A atividade tem coordenação da Profa. Dirce Gimeniz, em conjunto com a disciplina Laboratório de Práticas Pedagógicas e Brinquedoteca, ministrada pela Profa. Fabiana Fiorim Checconi. Aproximadamente 120 crianças, de 5 meses a 5 anos e 11 meses, participaram de atividades lúdicas organizadas pelos alunas do 1º e 2º anos do curso.

As atividades incluíram oficinas pedagógicas, brincadeiras cooperativas e rodas de leitura, com o objetivo de proporcionar experiência educativa por meio do brincar. Ao final, as alunas do curso confeccionaram e distribuíram sacolinhas surpresa com doces. Um carrinho de pipoca contribuiu para a diversão das crianças.

O projeto “Jogos e Brincadeiras no Contexto Escolar” tem como propósito utilizar jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas, promovendo a integração entre os estudantes de Pedagogia e as crianças atendidas pela instituição. De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, a iniciativa reforça o compromisso social do curso e oferece aos futuros pedagogos oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos. “O evento permitiu valiosa interação entre os alunos da Unifipa e as crianças, combinando diversão e aprendizado em ambiente acolhedor. Este tipo de ação reafirma a importância da extensão universitária como ferramenta de transformação social, conectando o saber acadêmico à realidade prática e contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes de Pedagogia”, destacou Maria Sílvia.