Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Agende o display itinerante
Webmail
Intranet
Notícias
Curso de Biomedicina da UNIFIPA é finalista do Prêmio Inovativos 2025 da FGV
Luiz Felicio Chaves
terça, 30 de setembro, 2025

Evento reúne representantes de instituições de ensino e empresas que se destacam pela implementação de práticas inovadoras e eficazes em suas áreas de atuação.



O curso de Biomedicina da UNIFIPA foi selecionado como finalista do Prêmio Inovativos 2025, promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na categoria Educação do Estudo. O reconhecimento se deve ao projeto “OSCE (Objective Structured Clinical Examination) em Biomedicina UNIFIPA: A prática inovadora na formação profissional com pacientes digitais”, que será avaliado na cerimônia de premiação marcada para o próximo dia 16 de outubro, na Unibes Cultural, em São Paulo.

O case apresenta a implementação da metodologia OSCE em um ambiente digital de alta simulação, utilizando a plataforma Paciente 360. A ferramenta permite que os alunos sejam avaliados em situações clínicas realistas, em um espaço seguro e controlado, favorecendo o desenvolvimento de competências práticas essenciais à atuação profissional.

De acordo com a proposta, orientada pelo coordenador do curso de Biomedicina da UNIFIPA, Prof. Dr. Daniel Henrique Gonçalves, junto à equipe docente, o método possibilita mensurar de forma objetiva o desempenho dos estudantes em diferentes cenários biomédicos, assegurando padrões de qualidade próximos à realidade dos serviços de saúde. "Além do caráter pedagógico, o projeto também se destaca pela dimensão de gestão acadêmica. O uso de tecnologia avançada em processos de avaliação garante eficiência, sustentabilidade e alinhamento às tendências de inovação no ensino superior, fatores considerados pela FGV na escolha dos finalistas", ressalta o Prof. Daniel.

De acordo com o coordenador, a indicação ao prêmio representa o reconhecimento da instituição entre as universidades que unem inovação tecnológica e rigor acadêmico. Segundo ele, "na área da Biomedicina, a conquista vem do compromisso com a formação de profissionais preparados para atuar em um mercado de saúde em constante transformação".