Fundação Padre Albino
Agende sua visita
Agende o display itinerante
Webmail
Intranet
Notícias
Enfermagem Unifipa promove curso sobre desbridamento de feridas para profissionais da FPA
Alan Gazola
quinta, 27 de novembro, 2025

Enfermeiros dos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino concluíram, no dia 14 de novembro, o Curso de Desbridamento de Feridas, promovido pela Liga de Curativos do curso de Enfermagem da Unifipa. A capacitação, realizada no campus sede da instituição, reuniu profissionais do grupo de tratamento e prevenção de lesões de pele em pacientes das unidades hospitalares, além de estudantes e ex-alunos de Enfermagem.

O curso foi ministrado por integrantes da Liga Acadêmica e coordenado pelo Prof. Dr. João Cesar Jacon, que conduziram os conteúdos teóricos e práticos sobre desbridamento — procedimento fundamental no tratamento de feridas, que consiste na remoção de tecidos desvitalizados para favorecer a cicatrização segura e eficaz.

A programação contemplou temas essenciais sobre tempo da cicatrização, classificação dos tecidos necrosados, critérios de indicação das diferentes modalidades de desbridamento e cuidados de segurança. Os participantes também analisaram casos clínicos reais, exercitando a tomada de decisão baseada em evidências. “Além disso, houve demonstrações com materiais, instrumentos e protocolos atualizados, seguidas de aula prática supervisionada, na qual os profissionais manipularam materiais e simularam procedimentos em modelos específicos”, disse o Prof. João Cesar.

A avaliação final demonstrou resultados amplamente positivos. Segundo o professor, “com a formação, os profissionais retornam às unidades hospitalares mais capacitados para atuar no cuidado a pacientes com feridas complexas, contribuindo para uma assistência ainda mais qualificada e segura”.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciana de Oliveira Paes, a iniciativa fortalece a integração entre ensino e assistência. “Para os alunos da Liga de Curativos, o curso promoveu a integração multiprofissional e acadêmica, fortalecendo a troca de saberes entre enfermeiros e estudantes, além do vínculo entre o curso de Enfermagem e os serviços dos hospitais da Fundação Padre Albino”, destacou.

Fotos: Divulgação/Unifipa