Internacionalização
View in English
Sobre Catanduva

Catanduva é uma cidade do estado de São Paulo fundada em 14 de abril de 1918, com aproximadamente 120.000 habitantes, representando um ponto de referência para a microrregião de aproximadamente 220.000 habitantes.

A cidade possui diversos atrativos e pontos interessantes a serem descobertos e apreciados pelos visitantes. Listamos alguns que valem a visita:

Igreja de São Domingos: patrimônio histórico de Catanduva, a Matriz de São Domingos fica no Centro e se destaca pela suntuosidade de seu interior. Ali está o maior acervo de obras de inestimável valor artístico e histórico pintados pelo artista Benedito Calixto (1829). Arquitetura ricamente ornamentada e arqueada nas laterais da nave principal, a igreja comporta até 250 pessoas e é muito procurada para cerimônias de casamento.

Zoológico Municipal Missina Palmeira Zancaner: mais de 26 mil metros quadrados com mais de 200 animais da fauna brasileira, além de árvores com espécies nativas. A “Cidade da Criança”, que oferece brinquedos, academia ao ar livre e espaço para piquenique, prática bastante comum no local.

Endereço: Rua Três de Maio, 17 - Jardim do Bosque.

Estação Ferroviária: datada de 1900, conserva grande parte das suas características arquitetónicas desde a sua construção. Logo no hall de entrada há um piano disponível para quem quiser tocá-lo.

Endereço: Rua Rio de Janeiro, 100 - Centro.

Vantagens de morar em Catanduva

Catanduva é a 2ª maior cidade da Mesorregião de São José do Rio Preto, a 3ª maior cidade da região Noroeste de São Paulo, a 60ª cidade mais populosa do estado de São Paulo e a 235ª cidade mais populosa do Brasil. Sua economia é baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura. Possui Índice de Desenvolvimento Humano de 0,834 (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / 2000).

O clima é tropical semi-úmido com verões quentes e invernos secos e amenos. A cidade tem uma vida tranquila com baixa violência e baixo custo de vida. No que se refere à saúde, a cidade é um polo para os pequenos municípios do seu entorno, devido à Faculdade de Medicina de Catanduva, fundada em 1969, que promove a prevenção e o atendimento aos moradores da região.

A cidade possui dois principais bairros estudantis (Centro e Parque Iracema), nos quais os alunos moram em apartamentos, casas ou “repúblicas” (casas onde os alunos compartilham suas dependências).

O custo médio de vida varia de 1.600 a 2.500 reais (moeda nacional)
Casa: 500-1200 reais por pessoa (geralmente é compartilhado)
Alimentação: mínimo 600 reais (conta feita com valor de almoço e jantar do refeitório universitário)

* Dependendo dos pólos de moradia escolhidos pelos universitários, existem esquemas de carona entre eles, o que torna a locomoção acessível e barata.

Recreação: Festivais Universitários de 30-50 reais ocorrendo semanalmente
Cinema 40 reais de entrada (20 reais meia entrada para universitários)
Bares da cidade que oferecem bebidas diversas, comida em porções e música ao vivo.

Vida no campus
Além das salas de aula, com aulas práticas e teóricas, podemos contar com extensões universitárias que agregam outras formas de aprendizado, como o centro acadêmico, atletismo, grupo de apoio comunitário, IFSMA Brasil, coletivos sociais e estudar ligas de diferentes áreas.

História &
Experiência